Início Plantão Barra Paes inaugura duas clínicas da família na Zona Oeste do Rio

Paes inaugura duas clínicas da família na Zona Oeste do Rio

12802921_1027598100640342_8986214097084395250_n
 
 

No domingo, dia 6 de março, a prefeitura do Rio lançou as construções de duas novas clínicas da família na Zona Oeste da cidade. A unidade de Campo Grande ficará localizada na Rua José Francisco de Souza Porto, em frente à Escola Municipal Mafalda Teixeira de Alvarenga; e a de Santíssimo, na Avenida Santa Cruz, 9.720. Cada uma beneficiará 24 mil moradores das respectivas áreas, totalizando 48 mil pessoas. Serão oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal em cada unidade. As obras ficarão a cargo da RioUrbe. Neste fim de semana, o município inaugurou, neste fim de semana, a 86ª clínica em Rio das Pedras.

 

 

As unidades integram a área de planejamento que compreende os bairros de Campo Grande, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Cosmos, Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba. A região conta com 65,2% de cobertura de saúde da família. A Secretaria Municipal de  tem 35 unidades na área, sendo 12 Clínicas da Família, 19 Centros Municipais de Saúde, uma policlínica, três centros de atenção psicossocial e um hospital.

 

 

 

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que o modelo de atendimento das clínicas da família é dividido de forma que cada paciente conhece a sua equipe.

 

 

— Sempre a mesma equipe de médicos, enfermeiros, agentes comunitários atende às mesmas pessoas. Assim, todos conhecem as pessoas responsáveis pelo seu cuidado. Essa equipe é responsável pelos exames, pré-natal, tratar hipertensão, diabetes e muito mais.

 

 

 

Nas clínicas da família, os pacientes têm acesso a atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também podem retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da atenção primária.

 

 

 

As clínicas da família contam com consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. 

 

 

 

A cidade do Rio conta atualmente com 86 clínicas da família em 53 bairros em todas as regiões. Trata-se de um projeto inovador criado em 2009 que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou, nos últimos anos, a Capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país. Hoje, 51% dos cariocas têm cobertura de saúde integral e a Prefeitura pretende ampliar para 70% até o fim de 2016.