Início Plantão Rio Paes inaugura nova quadra da Portela

Paes inaugura nova quadra da Portela

Paes ao lado de Monarco e da rainha de bateria Sherron Menezzes | foto de Graça Paes/AIB NEWS

Plantão Barra: O local ganhou os moldes do Rio Antigo

Com uma grande festa e um público respeitável presente, a Prefeitura do Rio entregou neste sábado, dia 4, a quadra da Portela, em Madureira, totalmente remodelada aos ritmistas e apaixonados pela escola. O novo espaço de uma das mais tradicionais escolas de samba carioca, de 4 mil m² , nos moldes do Rio Antigo, teve o pátio interno ampliado, que recebeu novo palco, praça de alimentação e dois pavimentos que serão destinados a educação e formação de profissionais.

A reinauguração da quadra da agremiação contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, da primeira-dama Cristine Paes, do vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, de diversos secretários municipais e estaduais, entre outras autoridades.

Muito emocionado, durante a festa, Paes ressaltou o carnaval carioca como uma manifestação da cultura brasileira e relembrou momentos marcantes: “Há 80 anos, o então prefeito Pedro Ernesto, começou a reconhecer o carnaval como a festa mais fantástica do povo carioca e do povo brasileiro e de qualquer festa popular no mundo. E ele começou o carnaval reconhecendo as escolas de samba. Não tem festa mais bonita, não tem manifestação cultural mais forte do que o carnaval carioca. E a Portela é a escola que, sem dúvida nenhuma, marca o carnaval carioca. Viva o Rio! Viva a Portela”, disse Paes, que ainda cantou o samba do Carnaval 2012 levando os presentes a acompanhá-lo num grande coro.

A prefeitura investiu R$ 4,3 milhões na recuperação e ampliação da cobertura e execução de telhado com telhas termo-acústicas. No local também foi construído um palco mais amplo, com dois camarins e sala de guarda de instrumentos. Foram construídos novos banheiros, nova pavimentação em concreto de alta resistência, sala de som, escadas de acesso. O projeto conta, ainda, com praça de alimentação com quatro bares, quadra poliesportiva, salas da administração da escola e recepção.

Uma das principais atrações, e que chamou a atenção de quem foi a festa, é o prédio com fachada que remete ao Rio Antigo, que será destinado ao Centro Educacional e de Formação Profissional. O espaço será utilizado pelos alunos das escolas municipais da região para atividades culturais e esportivas no contraturno escolar.

No primeiro pavimento estão localizados o setor de dança com quatro salas, recepção e administração, sala multimídia, setor odontológico, cinco salas de aula, duas cozinhas, refeitório, escadas de acesso e plataforma para pessoa com deficiência.

O segundo pavimento é composto por nove salas de aula para ensino de adereços, perucaria, maquiagem, desenho artístico, multiuso, corte e modelagem. O local ainda terá um espaço para cursos profissionalizantes com capacidade para 14 computadores, sala de computação para 25 máquinas, biblioteca e seis banheiros.

A festa de reinauguração da quadra da Portela contou com a presença do cantor e compositor Diogo Nogueira, da cantora Teresa Cristina, do cantor Ivan Lins, do ex-jogador Petkovic, do compositor Monarco, da rainhas de bateria Sheron Menezzes, das musas, como Vânia Love, Shayene Cezário, entre outros convidados, que prestigiaram a tradicional feijoada da família portelense.

Fonte: Graça Paes