O prefeito do Rio Eduardo Paes esteve na manhã de domingo, dia 17/10, em Paciência, para dar início às obras de construção de 23km de ciclovias na Zona Oeste. Com os novos trechos, a região passará a ter a maior ciclovia contínua da cidade, de quase 42km, interligando vários bairros.
Durante o discurso, o prefeito falou da importância da construção da ciclovia para os moradores da região e anunciou que a Prefeitura do Rio dobrará a malha cicloviária na cidade.
– A ciclovia é muito importante porque é um meio de transporte.Temos 150km e vamos para 300km de ciclovia.Além disso, eu tenho duas boas notícias, também na área de Transportes. Primeiro é que no dia 6 de novembro começa o Bilhete Único Municipal e
a segunda é o BRT (Bus Rapid Transit), corredor exclusivo de ônibus.
O projeto na Zona Oeste beneficiará 1,7 milhão de pessoas e prevê, além da nova malha cicloviária, um tratamento urbanístico. Ao todo serão instalados cerca de 40 postes solares (energia limpa), paisagismo e ampla arborização (plantio de 1000 espécies da mata atlântica), além da recuperação e instalação de mobiliário urbano novo e colocação de 1000 vagas de bicicletários nas estações de trens e no Terminal Rodoviário de Campo Grande. Dentre os novos trechos da ciclovia está a extensão ao distrito industrial de Santa Cruz, em que 20 mil pessoas serão beneficiadas.
Paes também anunciou que serão construídas ciclofaixas em diversas áreas da cidade.
– Teremos ciclofaixas no Grajaú, na Praça Seca, na Grande Tijuca, Curicica, ou seja, é um conjunto de intervenções muito importante que vai melhorar muito a malha cicloviária da cidade. A ideia é ter sempre esse meio como um meio de transporte complementar.
Ao todo serão construídos três novos trechos. O primeiro deles liga a já existente ciclovia Bangu-Campo Grande à estação de trem de Campo Grande. De lá, será feita uma extensão até a Ciclovia Alfredo Del Cima. O segundo trecho margeia a Supervia por 14km, passando por cinco estações de trem, terminando na de Santa Cruz. Do centro do bairro, parte o último trecho até a Companhia Siderúrgica do Atlântico/CSA,
cruzando toda a Reta João XXIII.
A mão-de-obra contratada é formada de 70% de moradores dos bairros da região. Ao todo serão investidos R$19 milhões e o prazo previsto para conclusão da obra é de 8 meses.
Fonte: Prefeitura do Rio