Início Plantão Rio Paes lança projeto da Transolímpica

Paes lança projeto da Transolímpica

Na tarde desta segunda-feira, 17/5, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, acompanhado do subsecretário da Casa Civil, Luiz Fernando Barreto e do secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, na sede da Prefeitura, lançou oficialmente o projeto de construção da Transolímpica, importante via expressa que fará a ligação entre Barra da Tijuca e Deodoro.

A Transolímpica faz parte do caderno de encargos assinado pela Prefeitura com o Comitê Olímpico Internacional (COI). A via terá 26 km de extensão, sendo 4 km em túneis com revestimento acústico, para diminuir o impacto ambiental na área. Serão três faixas para veículos em cada sentido, sendo uma exclusiva para o sistema “Bus Rapid Transit” (BRT) ao longo de todo percurso. Os 60 ônibus articulados que vão operar o sistema beneficiará 100 mil pessoas todos os dias. Ela contará ainda com 18 estações e dois terminais nos extremos, um na Barra e outro em Deodoro.

“Após 11 meses de estudo, estamos apresentando um projeto de parceria público-privada. Serão pontes, viadutos, mergulhões e túneis, com moderno sistema de monitoramento. As desapropriações serão evitadas sempre que possível, mas essa não é uma obra simples.”, afirmou o prefeito Eduardo Paes. A Transolímpica passará pelos bairros da Barra da Tijuca, Jacarepaguá (Taquara e Curicica), Magalhães Bastos, Sulacap e Deodoro.

De acordo com o subsecretario da Casa Civil, Luiz Fernando Barreto, a Prefeitura priorizou o transporte coletivo, para que ele seja mais rápido que os individuais. “Com o conceito do bilhete único, ao custo de R$ 2,40, os passageiros irão trocar de veículos nas integrações com a Transoeste e Transcarioca”, comentou. A expectativa inicial é de que cerca de 50 mil veículos circulem diariamente pela via. O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2011 e deve durar entre 40 e 48 meses.

Ligação expressa entre o Complexo Olímpico da Barra e o Pólo de Competições de Deodoro, a Transolímpica será operada por empresa privada, por meio da cobrança de pedágio com concessão de 35 anos, bem como a instalação do sistema de BRT. A audiência pública da construção será realizada em 11/6/2010 e o lançamento do edital em setembro deste ano.

Fonte: Margareth Santos