Início Plantão Rio Paes lançará campanha para deixar Rio mais limpo

Paes lançará campanha para deixar Rio mais limpo

O prefeito Eduardo Paes quer que a campanha de conscientização para deixar Atenas mais limpa durante as Olimpíadas de 2004 sirva de inspiração para o Rio. Paes visitou nesta quarta-feira (21/10) a capital grega dentro do projeto "Roadshow Rio Olímpico". Durante a manhã, em encontros com o prefeito Nikita Kaklamanis e com a deputada e prefeita à época dos jogos, Dora Bakoyannis, pôde comprovar as grandes mudanças de comportamento que a cidade herdou com os jogos. As autoridades afirmaram que o legado para cidade não foi só estrutural. A população participou de um processo que não se restringiu ao momento do evento e hoje pode desfrutar de uma cidade mais limpa, menos depredada e mais hospitaleira.

"Atenas passou por uma série de transformações com as Olimpíadas. Foram abertas novas avenidas, criados novos meios de transporte, houve investimentos na infraestrutura da cidade. Mas, tanto o prefeito quanto a ex-prefeita me chamaram a atenção para o fato de que um dos legados mais importantes deixados pelos Jogos não é físico. Foi a mudança de cultura da população, que passou a tratar a cidade com mais carinho. Antes das Olimpíadas, Atenas era muito suja e eles fizeram uma campanha para deixá-la a cidade mais limpa para os Jogos e para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Os cidadãos aderiram e hoje a cara da cidade é outra. É isso que queremos e vamos fazer no Rio. Quero começar imediatamente uma campanha para deixar o Rio mais limpo, principalmente porque alguns cariocas ainda têm a péssima mania de jogar lixo nas ruas, de sujar e desrespeitar a nossa cidade", disse o prefeito Eduardo Paes.
 
Em reunião na Prefeitura de Atenas, Eduardo Paes e Nikita Kaklamanis assinaram um termo de cooperação para troca de experiências na realização dos Jogos 2016. Um grupo de trabalho formado por cinco técnicos da Prefeitura de Atenas foi apresentado hoje a Paes. A equipe vai visitar o Rio já no início do ano que vem.  "O modelo das Olimpíadas de Atenas tem características muito parecidas com o modelo dos Jogos no Rio porque, nos dois casos, os equipamentos esportivos estão espalhados e o projeto traz várias mudanças e intervenções na infraestrutura da cidade. Diferentemente de Londres, onde os investimentos estão mais concentrados nas instalações esportivas. Daí a grande importância deste acordo de cooperação assinado hoje”, analisou Paes.
 
Nikita Kaklamanis também comemorou o convênio assinado entre as duas cidades: “Estou muito feliz com este nosso acordo de amizade e cooperação. Acredito que o intercâmbio entre os grupos de trabalho vai ser importante na preparação dos Jogos de 2016 e espero que nossa experiência possa ajudar efetivamente o Rio. Tenho certeza de que a parceria entre as duas cidades será cada vez maior. Rio e Atenas estão mais próximos a partir de hoje".
 
Eduardo Paes conheceu algumas das principais instalações esportivas de Atenas – como o Estádio Olímpico, construído em 1982 e que foi todo reformado para as Olimpíadas, aumentando sua capacidade para 80 mil pessoas. Ele também visitou a Arena de Basquete, com 18.400 lugares.  Nesta quinta-feira, dia 22, Eduardo Paes chega a Barcelona, cidade que sediou os jogos em 1992 e que viveu um grande processo de transformação, principalmente em áreas degradadas como o porto. Durante dois dias, o prefeito do Rio se encontra com autoridades espanholas que participaram da organização das Olimpíadas – como o prefeito à época, Pascoal Maragal, além de se reunir com o atual prefeito, Jordi Hereu.
 
"Queremos aprender com os acertos e erros de cada cidade. No caso de Atenas, talvez o maior problema tenha sido o planejamento. As obras acabaram ficando prontas muito em cima da hora. O esforço que estamos fazendo – inclusive esta é uma das propostas desta visita às outras sedes olímpicas – é planejar tudo com muita antecedência para entregar Jogos com qualidade e com tudo pronto no tempo adequado", conclui o prefeito do Rio.

 

Fonte: Prefeitura do Rio