Início Plantão Rio Paes percorre pontos atingidos pela chuva

Paes percorre pontos atingidos pela chuva

O prefeito Eduardo Paes percorreu as principais áreas afetadas pela forte chuva que cai desde ontem sobre o Rio, entre elas a Praça Seca, em Jacarepaguá, onde um deslizamento matou cinco pessoas.  Ao todo o temporal fez 10 vítimas na cidade do Rio. No início da tarde, Paes reuniu-se com representantes de órgãos municipais no Sistema Integrado de Gestão de Emergências, que funciona no Centro de Controle de Tráfego da CET-Rio (Av. Presidente Vargas, 817, 19º andar), no Centro. Durante o encontro fez-se um balanço das ações realizadas até o fim da manhã.

O prefeito do Rio lamentou o ocorrido e afirmou que a Prefeitura está concentrando suas forças em ajudar as famílias que estão sofrendo com as chuvas. Segundo ele, as secretarias municipais de Habitação e de Assistência Social já estão cuidando dos desabrigados.

– Essa chuva tem uma característica diferente, pois é contínua. Por isso, os pontos de alagamento não estão sendo o pior problema e sim os deslizamentos. Infelizmente essa chuva acabou fazendo com que a terra cedesse mesmo em mesmo em áreas com bastante vegetação e que não são consideradas normalmente de risco, como é o caso do local do desabamento na Praça Seca – disse o prefeito.

Eduardo Paes afirmou que a Defesa Civil está em estado de alerta, os principais órgãos da prefeitura estão nas ruas e fez um apelo aos moradores das áreas de risco:

– Procurem se abrigar na casa de parentes ou amigos enquanto a chuva perdurar.

Defesa Civil mantém ações integradas em toda a cidade

O Sistema Integrado de Gestão de Emergências (Sigem) da Cidade do Rio, coordenado pela Defesa Civil, e do qual fazem parte vários órgãos da Prefeitura, além de outras instituições (como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar), está mobilizado e trabalha desde ontem, de forma integrada, em toda a cidade.

Das 19h de ontem, dia 30, até as 12h30 de hoje, 31, a Defesa Civil registrou 303 ocorrências, sendo as principais delas deslizamentos de barreira, desabamentos de muros, quedas de árvores e inundações e alagamentos. A cidade encontra-se em estado de atenção por causa das chuvas e em estado de alerta para deslizamentos.

Nesse momento, há bolsões d`água na Avenida Airton Senna, na Barra da Tijuca, no Aterro do Flamengo e na Rua Frei Caneca, no Centro.

Durante a madrugada, houve desabamento de casas em Jacarepaguá, com cinco óbitos; em Quintino com um óbito; em Irajá com dois óbitos e em Vaz Lobo com dois óbitos.

Confira as outras ações da Prefeitura

– Saúde: Equipe mobilizada na Central da Cet-Rio, orientando a distribuição de leitos nos hospitais para receber vítimas. A Central de Regulação de Leitos está atuando em alerta máximo e as direções das unidades de saúde já foram contactadas e estão coordenando suas equipes. Além dos hospitais de emergência, os hospitais Ronaldo Gazolla, em Acari, da Piedade e Barata Ribeiro, na Mangueira, estão com leitos disponíveis para eventualidades.

– Geo-Rio: a Geo-Rio interditou 18 residências preventivamente na Favela de São João Batista, na Praça Seca. Foi instalada uma lona plástica para segurar o material deslizado. Os técnicos estão a caminho de Quintino e Vaz Lobo, onde também ocorreram deslizamentos. Um geólogo está em Sampaio, para avaliar a situação do Túnel Noel Rosa, onde um bloco rochoso deslizou, interditando parte da pista.

– Assistência Social: realiza apoio às vitimas e familiares e distribui insumos, como kits de higiene e colchões. Técnicos estão atuando nos bairros de Acari, Irajá, Quintino, Campo Grande, Praça Seca, Guaratiba e no Instituto Médico Legal (IML).

– Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá: Coordena os trabalhos das equipes da Geo-Rio e da Secretaria Municipal de Assistência Social no apoio aos moradores e familiares de vítimas.

* Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do telefone 199, que funciona 24 horas.

Fonte: Prefeitura do Rio