Início Plantão Mundo Países asiáticos lançam fundo

Países asiáticos lançam fundo

Treze países do Leste e do Sudeste Asiático concordaram no domingo em criar um fundo de emergência de US$ 120 bilhões para garantir liquidez a qualquer uma das nações durante a crise econômica.

O Japão, maior economia da região, também anunciou um esquema para fornecer até 6 trilhões de ienes (US$ 61,54 bilhões) para apoiar países atingidos pela crise.

As medidas, anunciadas às margens do encontro anual do Banco de Desenvolvimento Asiático, realizado na ilha de Bali, pode gerar otimismo em mercados regionais na segunda-feira, segundo analistas.

– Essas notícias não são surpresa, mas sua confirmação pode ser interpretada por otimistas como um motivo para continuar a recente corrida – disse Kirby Daley, estrategista do Newedege Group em Hong Kong.

– É definitivamente um passo na direção certa para a Ásia reduzir sua dependência do Ocidente. No entanto, a implementação não deverá ter uma impacto duradouro nas economias asiáticas na falta de um consumo norte-americano robusto – completou.

De acordo com o novo plano, China e Japão vão contribuir com 32% do fundo regional, batizado de Iniciativa Chiang Mai.

A Coréia do Sul vai fornecer 16 por cento enquanto o restante virá dos 10 membros da Associação da Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O fundo vai amparar países enfrentando o tipo de fuga de capital que marcou a crise financeira asiática de 1997-98.

"A atual situação global requer mais esforços conjuntos para ampliar a credibilidade, manter a estabilidade financeira, e prevenir maiores quedas do crescimento econômico", disseram os ministros das Finanças em um comunicado conjunto.

O fundo vai ser lançado no fim do ano, e uma unidade de monitoramento das economias da região vai ser estabelecida com a ajuda do Banco de Desenvolvimento, segundo o comunicado.

Fonte: Correio do Brasil