Início Plantão Rio Paixão de Ler terá mais de 100 atrações

Paixão de Ler terá mais de 100 atrações

Uma onda literária vai tomar conta da cidade, de 5 a 12 de novembro, com debates, palestras e contadores de histórias. E nesse mar de histórias, prosas e versos, há lugar para a arte e o saber de Marina Colassanti, Antônio Cícero, Adriana Falcão, Antônio Torres, Ferreira Gullar, Alcione Araújo, Bia Bedran, José Mauro Brant, Paulo Bi, Zé Zuca e muitos outros que integram a programação do projeto Paixão de Ler – uma iniciativa da Coordenação de Livro e Leitura, da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.

O Paixão de Ler terá sua cerimônia de abertura (para convidados) no dia 5 de novembro, às 17h30, na Fundação Biblioteca Nacional (Palácio Eliseu Visconti), com palestra de José Castello e Bartolomeu Campos de Queirós. Em sua 17ª edição a campanha tem o tema Paixão de Ler Literatura – escolhido para que a prática da leitura literária seja o foco das ações. “Queremos mobilizar toda a cidade por um Rio Literário” conta Lêda Fonseca, Coordenadora do Livro e Leitura da Prefeitura do Rio. Para isso, a programação deste ano contempla a diversidade – não só pela vastidão de atrações que são mais de 100, mas também pelos espaços onde estes eventos serão realizados – como a Academia Brasileira de Letras, Biblioteca Nacional, Bibliotecas Populares, Quinta da Boavista e quadra da GRES Império Serrano.

Mais de 100 atrações em torno da Paixão de Ler

A programação do projeto Paixão de Ler reúne atrações para crianças e adultos, artísticas e de formação. Na quadra do Império Serrano, espetáculos com contadores de histórias vão fazer a alegria da garotada. Já na Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis, em Botafogo, serão realizados debates sobre temas como “Por que ler poesia” e “Ficções do Rio”. E na sede da Prefeitura (na Cidade Nova) acontecem atividades como troca de livros, pílulas poéticas e uma intervenção lítero-gestual com Jiddu Saldanha”. Destaque também para a homenagem ao acadêmico Antonio Olinto, no dia 9 de novembro, às 17h30, na Academia Brasileira de Letras com a presença do presidente da ABL – Cícero Sandroni.

A campanha Paixão de Ler conta também com a parceria de diversas instituições na realização de atividades voltadas para a promoção do livro e da leitura, tais como o SESC Rio e a Campanha Natal sem fome dos Sonhos da Ação da Cidadania, que no dia 7 de novembro às 19h no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão) realiza a cerimônia da entrega do acervo de livros para criação do Centro de Memória do Migrante Nordestino e com apresentação artística do poeta Mano Melo.

A programação completa da 17ª campanha Paixão de Ler é toda gratuita e poderá ser conferida no endereço www.paixaodeler2009.blogspot.com 
 

Fonte: Prefeitura do Rio