Uma delegação de 16 membros do Ministério das Cidades da Autoridade Nacional Palestina visitou nesta quinta-feira (10/12) as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Manguinhos. O objetivo da vinda destes representantes ao país é conhecer os programas de urbanização desenvolvidos no Brasil, especialmente em relação à questão do saneamento básico.
A delegação oficial, liderada pelo secretário de Engenharia do Ministério, Tawfiq Bdeiri, assistiu a uma série de palestras concedidas por representantes da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP) e da Prefeitura do Rio. As duas entidades apresentaram as intervenções que estão realizando na comunidade, com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida à população.
Após as palestras, os palestinos visitaram o canteiro de obras na Avenida Leopoldo Bulhões, onde a Emop está elevando dois quilômetros de linha férrea para a construção, embaixo do viaduto, de um grande parque linear que contará com quiosques, áreas de lazer, pistas de skate, ciclovia, quadras poliesportivas, entre outros equipamentos.
A visita se estendeu à área do antigo Departamento de Suprimentos do Exército (Dsup), localizada na Avenida Dom Hélder Câmara. No local, com 80 mil metros quadrados, estão em fase de conclusão 416 unidades habitacionais, uma biblioteca, um centro de referência da juventude, um centro de apoio jurídico e um centro de geração de renda. As obras serão inauguradas no próximo dia 22, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo terreno, o Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, uma UPA 24h e um complexo esportivo, com piscinas e ginásios, já foram entregues à população.
Este evento acontece poucos dias depois de o presidente Lula ter recebido o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, no Brasil. Participaram da visita desta quinta-feira membros da Emop e da Secretaria estadual de Obras, além de representantes da Prefeitura do Rio e dos ministérios das Relações Exteriores e das Cidades.
Fonte: Secretaria de Obras