Início Plantão Rio Palhaços do grupo Roda Gigante se apresentam no Teatro Glauce Rocha em...

Palhaços do grupo Roda Gigante se apresentam no Teatro Glauce Rocha em Dezembro

Roda Gigante, Sentido da Vida - 2014

A partir das intervenções realizadas regularmente em hospitais públicos da cidade, os palhaços do Grupo Roda Gigante, sob direção de Flavia Reis, criaram dois divertidos espetáculos que levam a plateia a refletir sobre a promoção de saúde. “Troca de Plantão” e “O Sentido da Vida” estarão em curta temporada, aos sábados e domingos, respectivamente, no Teatro Glauce Rocha, a partir de 6 de dezembro, marcando o encerramento das atividades em 2014. A entrada é gratuita.

 

 

 

Em “Troca de Plantão”, Cristiana Brasil (Batuca), Diogo Cardoso (Simplício), Éber Inácio (Inácio), Florência Santángelo (Cucaracha), Guilherme Miranda (Adamastor), Julia Schaeffer (Shei-lá), Kadu Garcia (Provisório) e Marcos Camelo (Totó) fazem a plateia se divertir com sátiras da rotina hospitalar. Com cenas recolhidas das enfermarias, os palhaços brincam, improvisam e priorizam neste espetáculo a relação com a criançada da plateia.

 

 

 

Em “O Sentido da Vida”, uma guitarra, um violão, um cavaquinho e alguns instrumentos inusitados, transformam o grupo em uma banda irreverente que apresenta canções com arranjos e coreografias cômicas, revelando o humor característico do Roda Gigante.

 

 

 

Criado em 2009, o grupo vem desenvolvendo uma pesquisa continuada sobre a atuação do palhaço e suas possibilidades de intervir na sociedade, promovendo encontros que produzam saúde e lançando um novo olhar sobre as relações no ambiente hospitalar.

 

 

 

Os números do projeto traduzem o espaço que vem conquistando na cidade. Cerca de 1.500 intervenções artísticas em hospitais públicos, 80 espetáculos e 40 oficinas em espaços culturais da cidade, atingindo aproximadamente 100.000 pessoas.

 

 

 

Atuando sempre em duplas, os palhaços do grupo Roda Gigante disponibilizam suas habilidades como recurso para criar com a criança um espaço lúdico, no qual o vínculo e a cumplicidade estabelecem o jogo cênico.  Entre médicos, enfermeiros, contadores de história, auxiliares, equipe da limpeza, crianças e recreadores, o palhaço busca ampliar percepções, alterar atitudes e promover um novo olhar sobre as relações de cuidado com a saúde.

 

 

 

 

O Roda Gigante está presente no Hospital Geral de Bonsucesso, Hospital dos Servidores do Estado, Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ, Hospital Municipal Salgado Filho e IPPMG – UFRJ.

 

 

 

A programação integra o “Projeto Roda Gigante – 4ª edição”, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/SMC através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

 

 

Para mais informações acesse: www.rodagigante.org

 

 

 

 FICHA TÉCNICA

Direção: Flávia Reis

Direção Musical: Guilherme Miranda

Elenco: Cristiana Brasil, Diogo Cardoso, Éber Inácio, Flávia Reis, Florência Santángelo, Guilherme Miranda, Julia Schaeffer, Kadu Garcia e Marcos Camelo

Figurino: Florencia Santángelo

Cenário: Eber Inácio

Realização: Grupo Roda Gigante

Produção: Boccanera Produções Artísticas

 

 

SERVIÇO

“Troca de Plantão”

Dias 6, 13 e 20 de dezembro.

Sábado, às 16h.

Duração: 60 minutos

 

 

 

“O Sentido da Vida”

Dias 7, 14 e 21 de dezembro.

Domingo, às 16h.

Duração: 60 minutos

 

 

 

Local: Teatro Glauce Rocha

Endereço: Av. Rio Branco, 179 – Centro

Telefone: 2220-0259

Capacidade: 278 lugares

Classificação: Livre

Entrada franca

 

 

Assessoria de imprensa do espetáculo: Astrolábio Comunicação

Bianca Senna – [email protected]

www.astrolabiocom.com.br