Início Plantão Mundo Papa Bento XVI faz amanhã último evento público como pontífice

Papa Bento XVI faz amanhã último evento público como pontífice

O papa Bento XVI participa na quarta-feira (27) do seu último evento público, na Praça São Pedro, no Vaticano. A previsão, segundo a organização do Vaticano, é que mais de 200 mil pessoas estejam presentes. A Rádio Vaticano vai transmitir ao vivo, a partir das 6h20 (horário de Brasília), a celebração de Bento XVI. O papa deixará o pontificado na quinta-feira (28). O período dele como papa acaba às 19h de Roma (15h de Brasília), depois de oito anos.

 

Também amanhã Bento XVI receberá fiéis para a audiência geral. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que foram distribuídos 50 mil bilhetes para o encontro. Porém, todos terão oportunidade de ver o papa na véspera de oficializar a renúncia. Bento XVI deverá fazer um passeio rápido com o papamóvel.

 

No entanto, Lombardi ressaltou que a cerimônia conhecida como beija-mão ocorrerá depois da audiência geral, na Sala Clementina, mas apenas para algumas autoridades, como o presidentes da Eslováquia, Ivan Gasparovic, e o ministro-presidente da região da Baviera, Horst Seehofer.

Além disso, às 11 horas, ele fará uma saudação aos cardeais. A previsão é que ele deixe o Palácio Apostólico (residência oficial dos papas) de helicóptero em direção a Castel Gandolfo – residência de verão dos papas, onde viverá nos próximos dois meses.

 

Bento XVI, de 85 anos, anunciou no começo deste mês sua decisão de renunciar. Ele alegou problemas de saúde e a idade avançada. Após sua renúncia será aberto o período para a definição do sucessor. A escolha será feita por 115 cardeais, dos quais cinco são brasileiros. Não há data para o início da eleição.

 

Um esquema de segurança foi organizado pela prefeitura de Roma, principalmente no transporte público, para os próximos dias.

 

Agência Brasil