Início Plantão Mundo Papa nomeia seis novos cardeais

Papa nomeia seis novos cardeais

Papa Bento XVI (Divulgação)

 

No último sábado (24) o papa Bento XVI nomeou seis novos cardeais na basílica de São Pedro. Esta é a quinta promoção de seu pontificado, que, desta vez, não teve nenhum europeu entre os promovidos, em uma suposta resposta a acusação de eurocentrismo nas nomeações anteriores. São três asiáticos, dois americanos e um africano.

           
Suposições sobre preferência do Vaticano por cardeais europeus, principalmente italianos, surgiram no início de 2012, quando entre 22 escolhidos, 16 são de origem no velho continente, sendo 7 da Itália.      

 

No atual quadro do Colégio de Cardeais, 120 dos 211 membros têm mais de 80 anos, o que os torna aptos a votar em um conclave ou eleição papal. Na divisão continental

 

“Ao receber o chapéu vermelho [de cardeal], lembre-se que você deve estar preparado para se comportar com força pelo aumento da fé cristã, pela paz e pela tranquilidade do povo de Deus”, disse o Bento XVI ao entregar aos novos cardeais o chapéu que simboliza a fidelidade à Igreja. “Não se trata de uma comunidade local que cresce e que se expande lentamente, mas sim de algo destinado ao universal, à totalidade e que carrega dentro de si a universalidade”, acrescentou.

 

Apesar da não nomeação de novos cardeais europeus,  a Europa ainda é o continente com maior número, com 62, seguido por americanos, com 35 no total.