Início Plantão Mundo Papa pede desculpas a vítimas de abusos sexuais

Papa pede desculpas a vítimas de abusos sexuais

Na primeira declaração oficial sobre abusos sexuais cometidos por padres, o papa Bento 16 pediu desculpas às vítimas. Em carta aos fiéis da Irlanda, um dos países mais afetados por escândalos de pedofilia na Igreja, o pontífice reconheceu o sofrimento que as revelações trouxeram à comunidade católica do país.
 
De acordo com a BBC Brasil, Bento 16 admitiu que as vítimas e os parentes se sentem traídos pela Igreja após décadas de abusos sexuais de crianças e jovens por sacerdotes. “Vocês sofreram dolorosamente e eu verdadeiramente sinto muito”, disse o papa no documento.
 
No texto, o pontífice também criticou o tratamento dado pela hierarquia da Igreja às acusações de pedofilia. Para Bento 16, houve “erros sérios” na condução dos casos, mas a carta não pediu a renúncia de nenhum bispo.
 
Segundo o papa, os culpados de abusos devem “responder perante a Deus e aos tribunais propriamente constituídos pelas ações pecadoras e criminais que cometeram”. O pontífice disse ainda estar disposto a se encontrar com as vítimas e que a carta deve ajudar a curar as feridas e renovar a fé.
 
A carta foi destinada somente aos fiéis irlandeses. Escândalos com padres católicos, no entanto, também foram relatados em outros países, como Áustria, Holanda e Alemanha, país natal de Bento 16.

Fonte: Agência Brasil