O interior da Ceasa (Central de Abastecimento do Rio de Janeiro), em Irajá, Zona Norte do Rio, passou a contar, este mês, com reforço no policiamento, 24 horas por dia. A medida beneficia as cerca de 60 mil pessoas que circulam diariamente pelo local, além de aumentar a segurança oferecida a funcionários e bens patrimoniais.
Os 16 novos policiais foram incorporados à segurança do local, através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que permite que PMs trabalhem voluntariamente em seus horários de folga mediante gratificação. O
policiamento será divido em três turnos, de oito horas cada um. O primeiro contará com o reforço de oito policiais, enquanto o segundo e o terceiro, com quatro.
Duas viaturas serão utilizadas em cada turno. Os automóveis terão a identificação do Proeis. Segundo o presidente da
Ceasa, Leonardo Brandão, o convênio traz benefícios para todos os usuários e comerciantes da Central de Abastecimento.
– Estamos trabalhando na Ceasa com o conceito de shopping a céu aberto. Por isso, melhorar a segurança é fundamental para atrair mais compradores e dar garantias aos funcionários, comerciantes e produtores dos nossos
entrepostos – disse Brandão.
Os policiais trabalham fardados e armados, além de usarem braçais especiais.
– Os condôminos trabalham com dinheiro vivo. Por conta disto, eles ficam mais expostos. A atuação do Proeis é essencial para que a segurança aumente na Ceasa – afirmou a coordenadora do Proeis, Solange Vieira.
Governo do Rio