Início Plantão Rio Pardais no Ministério Público

Pardais no Ministério Público

Após receber denúncias através do serviço de 0800 de que alguns pardais localizados na cidade estariam “viciados”, o presidente da Comissão Antipirataria e vice-presidente da Comissão de Transporte da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Dionísio Lins (PP), entrou hoje (08/04) junto ao Procurador Geral de Justiça do Estado, Cesar Romero de Oliveira Soares, com ação  onde pede que o Ministério Público determine que o Inmetro realize perícia em todos os pardais e lombadas eletrônicas localizados no Rio de Janeiro, já que, de acordo com informações apuradas, esses equipamentos estariam preparados para fortalecer a indústria das multas.
 De acordo com Dionísio, a denúncia diz respeito à possibilidade de alguns pardais estarem viciados.
— Por exemplo, no local onde o motorista lê na placa a velocidade de 60km, na realidade esse equipamento estaria regulado pela empresa para fotografar quando o veículo atingisse 50km e não 60km — explicou.
Já com relação aos equipamentos que registram o avanço de sinal, ele diz não haver uma regulamentação específica que garanta a aplicação de multas.
— E importante ainda que os semáforos sejam alvos também de uma verificação, pois segundo matérias publicadas no jornal Extra, muitos estão com o tempo do sinal amarelo inferior ao determinado pelo Denatran, causando constrangimento aos condutores. Isso é um absurdo — disse.
O parlamentar explicou ainda que, para ter certeza que a denúncia recebida procede, vai solicitar que o MP realize uma verificação, juntamente com membros da Comissão e o Inmetro, de todos os pardais e lombadas.
— Punir o erro praticado, o abuso de velocidade ou o avanço de sinal é uma coisa. Agora, multar indiscriminadamente para gerar receita, criando o famoso caixa dois, é completamente inaceitável — garantiu .

Fonte: Assessoria de imprensa deputado Dionísio Lins