Início Plantão Mundo Parlamento do Egito reúne-se pela primeira vez

Parlamento do Egito reúne-se pela primeira vez

Pela primeira vez, após a renúncia do ex-presidente do Egito Hosni Mubarak e as eleições parlamentares ocorridas na região, o Parlamento do país reúne-se hoje (23), no Cairo. Denominado Assembleia do Povo, o Parlamento conta com três quartos de seus deputados ligados a movimentos religiosos muçulmanos.

A sessão de hoje ocorre a dois dias do primeiro aniversário do início do movimento popular que gerou a renúncia de Mubarak. O movimento começou no dia 25 de janeiro de 2011 e o ex-presidente renunciou ao poder – depois de 23 anos no governo – em 11 de fevereiro de 2011. Atualmente Mubarak está internado em um hospital nos arredores do Cairo e aguarda julgamento.

Para celebrar a semana que deu início ao movimento popular, foram marcadas várias manifestações para a tarde hoje. Os manifestantes querem que os parlamentares adotem medidas consolidando a democracia na região. Desde a renúncia de Mubarak, o Egito é comandado por uma Junta Militar que sofre resistências da população.

Depois de mais de duas décadas de um Parlamento controlado pelo presidente da República, a eleição dos deputados ocorreu em etapas, durante dois meses. Para especialistas, foi o primeiro passo para a adoção de medidas em favor da democracia. As eleições presidenciais estão agendadas para o final de junho, mas podem sofrer alterações.

 

Fonte: Ag Brasil