Com base nos dados do 2º Relatório Sobre Violência Homofóbica 2012, que registraram um aumento de 46,6% nos crimes de ódio contra homossexuais em relação ao ano anterior, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio promoverá o ciclo de debates “Discutindo a Homofobia”. A primeira edição acontecerá na próxima terça-feira (03/09), às 18h, no Parque Madureira.
O bate-papo contará com a participação do coordenador especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson; da coordenadora do NUDIVERSIS da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Núcleo da Defesa da Diversidade Sexual e dos Direitos Homoafetivos), Luciana Mota; do delegado titular da Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa,; e da presidente do Movimento de Gays, Travestis e Transformistas (MGTT), Loren Alexsander. A conversa será mediada pelo jornalista Thiago Araujo (Portal Pheeno).
– Nossa ideia é trazer ao público o entendimento sobre a questão da homofobia no Brasil. Tirar dúvidas, elucidar situações, informar sobre direitos civis que nossos cidadãos possam desconhecer mas possuem. Nunca no Brasil vimos índices tão altos em relação à intolerância e o preconceito – explica Tufvesson.
Com o ciclo de debates “Discutindo a Homofobia”, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual pretende ouvir a população do município com o intuito de discutir cidadania, solidariedade e formas de diminuir a discriminação por orientação sexual. O bate papo será transmitido ao vivo pela internet e os espectadores poderão participar com perguntas e considerações. Maiores informações em www.cedsrio.com.br. O primeiro debate acontecerá no Centro de Educação Ambiental Rio+20, dentro do Parque Madureira, em frente à Fábrica da Piraquê. O espaço tem capacidade para 80 pessoas. O debate será transmitido nas telas dos cinemas ao ar livre da Praça do Conhecimento de Padre Miguel e nas Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Vila Aliança (Bangu), Madureira, Irajá e Penha.
PREFEITURA DO RIO