Início Plantão Rio Páscoa: Ipem encontra produtos com o peso menor do que o indicado

Páscoa: Ipem encontra produtos com o peso menor do que o indicado

Terminou na segunda-feira (02/04) a análise dos produtos coletados durante a operação “Coelho da Páscoa”, realizada durante duas semanas por fiscais das diretorias de Metrologia Legal e Qualidade do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ), para verificar se os produtos comercializados estavam dentro das normas estabelecidas por lei.

 

 

Foram visitadas um total de 136 lojas de varejo e shoppings da Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e centro da cidade, além de Niterói e São Gonçalo. Todo o material foi encaminhado para o laboratório do órgão onde foi analisado.

 

 

De acordo com Soraya Santos, presidente do Ipem/RJ, das 645 unidades de ovos de Páscoa e bombons de 44 marcas diferentes analisadas, foi encontrado erro em 48 unidades. O chocolate em barra Nestlé diplomata ao leite de 160 gr, pesava na realidade, após retirada a embalagem, 158gr. Já o Ovo de Páscoa Naruto de 170gr, apresentou uma diferença de 7 gramas à menor.

 

– A diferença do peso do produto em relação ao peso registrado na embalagem é a principal falha encontrada. Porém, apesar disso, já ficou comprovado que a cada ano o número de produtos irregulares vem diminuindo. Isso é prova de que a fiscalização que realizamos durante todo o ano surte resultado positivo para os consumidores, que tem que levar para casa o que está pagando, e não pela casca – disse.

 

 

Soraya lembra ainda que, nessa reta final de compras, os consumidores devem ficar atentos para alguns detalhes na hora da adquirir os ovos, como por exemplo, observar a data de validade do produto, sua procedência e, principalmente, naqueles que trazem brinquedos em seu interior, se a embalagem traz a certificação do Inmetro.

 

Ela ressaltou também que todo o processo de análise é feito na presença de um representante da marca coletada e, caso seja encontrada alguma irregularidade, ele será autuado e terá um prazo de dez dias para recorrer, caso contrário, poderá receber multa que pode chegar à R$ 60 mil.

 

Os consumidores que tiverem algum tipo de dúvida com relação aos ovos de Páscoa adquiridos podem ligar para a ouvidoria do Ipem/RJ através do 0800-2823040, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Fonte: Agência Brasil