Início Plantão Rio Passageiros elogiam integração na Leopoldina

Passageiros elogiam integração na Leopoldina

As mais de 26 mil de pessoas, procedentes principalmente da Baixada Fluminense e de municípios do Leste da Região Metropolitana, que desembarcam diariamente de vans intermunicipais no terminal da Leopoldina, contam, a partir de hoje, com um esquema de atendimento especial montado pelo governo do estado. Os passageiros são recebidos e orientados por 15 recepcionistas – cinco em cada um dos três turnos do dia – a embarcar em um dos seis ônibus que fazem o trajeto complementar até a Central do Brasil ou a aguardar a próxima condução em um estande montado ao lado.

O local, com quase 200 cadeiras, 12 banheiros, dois bebedouros e dois recipientes de álcool em gel, agradou os passageiros, pelo conforto e segurança que oferece. Além de espaçoso e limpo, a tenda conta com a assistência de supervisores, especialmente treinados para fiscalizar o uso e manutenção do lugar e dos seus equipamentos. A segurança e a ordem pública no terminal são garantidas pela presença constante de policiais militares, guardas municipais e profissionais patrimoniais.

– Melhorou muito pra gente. Pelo menos não vou mais pegar chuva ou sol. Ontem, mesmo, fiquei na chuva esperando o ônibus – comentou a bibliotecária Clarice Souza, 26 anos, procedente de Belfort Roxo.

Assim como Clarice, o eletricista Luís Antônio Moreira, 50 anos, vindo de Itaboraí, também aplaude a iniciativa do governo do estado em proporcionar aos passageiros um lugar confortável para esperar o embarque no ônibus de integração.

– É uma boa idéia, sem dúvida. É um lugar coberto, bem estruturado. Mas, o ideal mesmo seria não ter de esperar, porque a gente já chega atrasado e ainda tem de desembarcar aqui para pegar outra condução até a Central do Brasil – afirmou Moreira.

O eletricista não esperou nem dois minutos e um ônibus da Real Auto Ônibus já estacionou ao lado. Ele e os demais companheiros, que aguardavam sentados nas cadeiras do estande, seguiram viagem rumo ao Centro do Rio. Segundo Mauro Gonçalves, coordenador de operações da empresa de ônibus, o transbordo de uma van para um ônibus é imediato na maioria das vezes na hora do rush, tanto de manhã quanto de tarde.

– O intervalo entre um ônibus e outro é mínimo. Entre os horários de pico, é claro que espaçamos mais os intervalos porque temos menos passageiros. Por isso, ao longo do dia, que começa às 4h30 e termina à meia-noite, a média de intervalo fica entre 7 e 10 minutos e a média de tempo de viagem, tanto de ida quanto de volta, é de 14 minutos. Os passageiros reclamavam da freqüência dos ônibus da empresa anterior. Assumimos o serviço e corrigimos esta falha. Hoje, os passageiros não reclamam mais desse problema – garantiu Gonçalves.

Ninguém viaja em pé. Só embarcam no máximo 42 passageiros, número de assentos de cada veículo. Segundo o coordenador, os seis ônibus utilizados na integração com as vans são comuns, mas estão em bom estado de conservação. Depois de recolher os passageiros, o ônibus segue pela Rua Francisco Eugênio, acessa a Avenida Francisco Bicalho e depois a Avenida Presidente Vargas, contorna a Candelária e retorna pela Presidente Vargas e Francisco Bicalho até o terminal na Leopoldina, parando nos pontos convencionais desses logradouros.

Nos próximos 20 dias, todas as vans intermunicipais legalizadas estarão com sistema de bilhetagem eletrônica, possibilitando a integração com linhas de ônibus municipais. Até o fim do ano, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) pretender colocar nas ruas mais 1.336 novos ônibus para atender os passageiros que antes utilizavam vans.

 

Fonte: Governo do Rio