Início Plantão Barra Patrulhamento nas ruas do Rio ganha reforço de mais 500 guardas municipais...

Patrulhamento nas ruas do Rio ganha reforço de mais 500 guardas municipais por dia

 

Foto: Divulgação Guarda Municipal
 
 
Por determinação do prefeito Marcelo Crivella, mais 500 guardas municipais por dia reforçarão o patrulhamento nas ruas da cidade. Isso representa um aumento de 30% no efetivo diário: de 1.500 para 2 mil agentes, que atuarão em operações de rotina e especiais. O contingente extra permitirá a criação das forças-tarefas da Guarda Municipal do Rio, equipes itinerantes que alocarão o efetivo interno (administrativo) das unidades da instituição para ampliar o patrulhamento ou realizar ações em regiões de forte demanda. 
 
 
As medidas foram publicadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) nesta quarta-feira (19/12) no Diário Oficial do Município A iniciativa faz parte do pacote de apoio à segurança pública preparado pela Prefeitura, que já equipou os agentes da GM-Rio com armas de eletrochoque, instrumentos de baixo potencial ofensivo apresentados esta semana pelo prefeito Marcelo Crivella. Além disso, começou na quarta-feira, dia 19,  a Operação Natal, com comboios da GM-Rio patrulhando 18 corredores comerciais da cidade.
 
 
REFORÇO DIÁRIO
O aumento no contingente diário irá beneficiar as operações de Réveillon, Carnaval e dará suporte às demandas que chegarem via 1746 (canal de atendimento da Prefeitura).
 
 
– Iremos aumentar o potencial das missões da Guarda, permitindo mais agilidade e alcance de atendimento das demandas da população. A ideia é ampliar a ostensividade da GM-Rio nas ruas, redimensionando a alocação dos quadros da instituição sem afetar o funcionamento de setores administrativos. A iniciativa começa agora no Verão e não tem prazo para terminar- explica o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola.
 
 
LIMITE DE 5% DE AGENTES EM FUNÇÃO ADMINISTRATIVA
 
 
Foto: Divulgação Guarda Municipal
 
 
Entre as medidas anunciadas no D.O. desta quarta estão a limitação do contingente administrativo a 5% do efetivo total da GM-Rio; o fim da cessão de agentes a outros órgãos; o escalonamento de jornada dos guardas de grupamentos especiais; e a suspensão da escala 12×60, até que o limite prudencial do orçamento retorne aos níveis autorizados em Lei para permitir o funcionamento da escala.
 
 
OPERAÇÃO NATAL
A GM-Rio inicia nesta quarta a ação de patrulhamento de 18 corredores comerciais e de grande circulação de pessoas nesse período do Natal, nos bairros da Tijuca, Centro, Laranjeiras, Largo do Machado, Méier, Madureira, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. No total, 50 agentes, divididos em comboios, vão percorrer os espaços com foco no ordenamento urbano, na prevenção a pequenos delitos e no auxílio aos cidadãos.