Início Plantão Rio Pavão/Pavãozinho ganha mais obras e elevador

Pavão/Pavãozinho ganha mais obras e elevador

Os moradores do complexo do Pavão/Pavãozinho-Cantagalo, na Zona Sul, acabam de ganhar mais um motivo de comemoração. O governo estadual destinou mais R$ 35 milhões, que serão investidos na construção de mais 76 apartamentos na Rua Saint Roman, além de diversos outros projetos de melhoria da comunidade e urbanização. O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, é um dos mais entusiasmados com esses novos projetos que serão levados para as comunidades e espera que possa haver recursos permanentes para atender a todas as comunidades.

Uma das áreas que estavam preocupando o vice-governador é o casarão, um hotel abandonado há 40 anos que foi invadido por 30 famílias. Os quartos foram transformados em apartamentos e as famílias vivem sem a menor estrutura. Dentro desses recursos liberados está o projeto de recuperação do casarão e da transformação em um prédio para abrigar de forma digna as famílias. O local, segundo Pezão, merece ser concluído e tornar-se um verdadeiro prédio para a população.

– Fiquei assustado quando vi a baixa qualidade de vida das pessoas que moram ali. Falta estrutura para uma vida digna. É isso que tentaremos resolver, reconstruindo o casarão e dando a essas famílias um verdadeiro lar – ressaltou Pezão.

Os recursos serão usados ainda para a urbanização de vias, a construção do Largo do Samba, na Estrada do Cantagalo, em frente a quadra da Escola de Samba Alegria da Zona Sul, e na construção do anel viário, de cerca de 600 metros, que irá ligar a Avenida Pavão à Rua Saint Roman, dando mais acessibilidade à comunidade.

Outra estrela das obras de urbanização do complexo é o elevador panorâmico, construído pela Secretaria de Transportes, que irá ligar a estação do Metrô da Praça General Osório, em Ipanema, à Rua Custódio de Mesquita, no Morro do Cantagalo. Serão duas torres, sendo que a primeira sai da Rua Teixeira de Melo e tem cerca de 60 metros de altura. Através de uma passarela será feita a ligação com a segunda torre, de 20 metros, que chegará até o alto do Cantagalo. Na primeira torre haverá um belvedere, para que a população e turistas possam ver o belo visual da Praia de Ipanema e do Morro Dois Irmãos.

O complexo do Pavão/Pavãozinho-Cantagalo tem uma população de 28 mil moradores, já passou por obras de saneamento básico e ganhou dois prédios, com um total de 56 apartamentos. Dois outros prédios estão sendo construídos e a expectativa é de que o elevador, com capacidade para 30 pessoas por vez, seja inaugurado em março de 2010.

 

Fonte: Secretaria de Obras