Na peça, seis palhaços da Troupp Pas d’Argent encenam uma tragicomédia ambientada no Holocausto
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 12 a 22 de janeiro, a comédia “Holoclownsto”, da companhia teatral carioca Troupp Pas d’Argent, que leva seis palhaços ao palco para encenar a tragicomédia ambientada no Holocausto. A ideia do espetáculo é abordar o universo das guerras de forma poética, pelo olhar do palhaço, revelando conflitos externos e internos que mobilizam os seres humanos.
Na trama, seis artistas prisioneiros, que se conhecem no vagão de um trem com destino desconhecido, lutam por comida e contra o frio, transformando o espaço em um campo de batalha. No caminho, a tolice, doçura e inocência desses artistas transformam o horror da guerra numa poética, bem humorada e sensível jornada até a alma do ser humano, em sua condição de palhaço e vice-versa.
Troupp Pas d’Argent:
É uma jovem e premiada Companhia de Teatro do Rio de Janeiro, formada em 2005. Seus componentes são formados em diferentes ramificações da Arte (Teatro, Circo, Cinema, Música e Literatura). O foco principal da companhia é a qualidade artística e a pesquisa de linguagem, buscando fomentar a cultura brasileira e criar um espaço de difusão e intercâmbio artístico e cultural.
Para a montagem de seu primeiro espetáculo "Cidade das Donzelas", foram dedicados três anos de estudo e pesquisa, até que, em março de 2008, a companhia entrou no circuito teatral brasileiro, estreando no Festival Internacional de Teatro de Curitiba, o maior do país, seguindo com temporadas em teatros do Rio de Janeiro. Com a peça, conquistou o reconhecimento do público e da crítica, recebeu a indicação ao Prêmio Shell, na Categoria Especial do Júri pela Pesquisa de Movimento, e ganhou mais de 50 prêmios em todo o Brasil.
A Troupp ultrapassou fronteiras e levou sua arte também para São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Ceará, e Mato Grosso. No exterior, realizou uma turnê pelo Chile, passando por Santiago, Pudahuel, Hualañé, Conchalí, Salamanca, Quelen Bajo e Chillepin. Esteve ainda na Europa, apresentando-se em Nápoles e Milão, na Itália, onde recebeu da Secretaria Napolitana di Cultura e da Nuova Accademia di Belle Arti Milano o Premio Europeu Compasso Di Argento – Napoli 2010 de Melhor Espetáculo.
Em sua segunda temporada no Rio de Janeiro, o espetáculo “Holoclownsto”, que estreou em setembro de 2011 no Espaço SESC, em Copacabana, já recebeu convites para participar de festivais de Teatro no Nepal e em Madagascar.
Ficha Técnica:
Texto: Marcela Rodrigues e Natalie Rodrigues
Direção: Marcela Rodrigues
Elenco: (Troupp Pas d’Argent) Carolina Garcês, Jorge Leite, Lilian Meireles, Marcela Rodrigues, Natalie Rodrigues e Orlando Caldeira.
Serviço:
Espetáculo “Holoclownsto”
Data: de 12 a 22 de janeiro de 2012
Horários: de quinta-feira a domingo, às 19h30
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Duração: 60 minutos
Telefones: (21) 2544-7666 / 4080
Ingressos: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (Meia, além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Lotação: 84 lugares (sendo 2 para cadeirantes)
Classificação Indicativa: recomendado para maiores de 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa www.caixa.gov.br/caixacultural
Fonte: Caixa