Fundador da consagrada companhia paranaense Vigor Mortis, Paulo Biscaia Filho é o autor do texto inédito para teatro “A janela e o jardim”, que deu origem ao espetáculo que, até 22 de novembro, será encenado no palco do no Centro Cultural da Justiça Federal. Em cena, as atrizes Clara Serejo e Monica Bassan, responsáveis pelo núcleo Rio da Vigor Mortis, mostrarão ao público carioca o estilo teatral que marca os trabalhos do grupo, baseado na tradição do Teatro Grand Guignol – leva cena, texto e interpretação ao limite entre a linguagem teatral e audiovisual. Na co-direção, César Augusto, ator e diretor da Cia dos Atores.
Por meio das personagens Carmella e Catarina, o texto de Biscaia discorre sobre as profundas transformações e conflitos do ser humano. Fala de amor, traição, morte e da dura administração de uma amizade. Segundo o autor e diretor, “o eixo conceitual desta investigação cênica gira em torno da relação fenomenológica do ser humano com a memória e o tempo”.
Clara Serejo, que já havia trabalhado anteriormente com a Vigor Mortis no espetáculo “Graphic”, vive em cena uma maquiadora de noivas, enquanto Monica Bassan interpreta uma cirurgiã plástica. “No palco, as duas expõem seus conflitos num carrossel de sentimentos”, acrescenta Clara.
O autor/diretor
Graduado em Artes Cênicas pela PUC-PR e Mestre em Artes pela Royal Holloway University of London, Paulo Biscaia Filho é professor dos Cursos de Teatro e Cinema da Faculdade de Artes do Paraná. Durante nove anos, trabalhou na Cinemateca de Curitiba como Programador de Cinemas, Coordenador e Consultor de Audiovisual.
Atua também como diretor, roteirista e editor de audiovisuais. Diretor de diversas montagens teatrais, como: “Morgue Story” (2004, Troféu Gralha Azul de Melhor Diretor, Texto Original e Sonoplastia), “Graphic”(2006-2007, vencedor do Troféu Gralha Azul de Melhor Espetáculo de 2006 e também nas categorias de Direção e Texto e indicado ao Prêmio Shell de Autor) e "Hitchcock Blonde" (2008).
Seu primeiro longa metragem, "Morgue Story – Sangue Baiacu e Quadrinhos“ ganhou prêmios nos festivais Montevideo Fantástico (Uruguai) e Swansea Bay Film Festival (País de Gales, Grã-Bretanha).
As atrizes
A atriz carioca Clara Serejo, radicada por uma década em Curitiba, conheceu a atriz Monica Bassan, natural de Campinas, nos bastidores da novela “Paraíso tropical”, de que ambas participaram. Juntas decidiram fazer do Rio de Janeiro um novo núcleo de realização de espetáculos que seguem a linha estética da Vigor Mortis. Esta nova fase tem início, justamente, com “A Janela e o Jardim”.
Co-diretor
Trabalha com a Cia. dos Atores desde a sua formação como ator, diretor e produtor. Em cinema, participou do filme Cleópatra, de Julio Bressane – ainda inédito – e O Monstro, de Eduardo Valente, curta-metragem selecionado para a mostra oficial no festival de Cannes de 2006. Na Cia. dirigiu os espetáculos A Babá, O Enfermeiro e Tristão e Isolda, este juntamente com Enrique Diaz. Criou a cenografia, em parceria com o artista plástico Marcos Chaves, do espetáculo Ensaio.Hamlet. Participou da direção artística do Espaço Cultural Sérgio Porto e Teatro Ziembinski, durante o ocupação do grupo. Trabalhou como curador do Festival de Sao Jose do Rio Preto durante dois anos – formatando o projeto Cabaret / Nao Lugar. Participa, há cinco anos, do núcleo de diretores do Festival internacional de Artes Cênicas da Cidade do Rio de Janeiro – riocenacontemporanea. Está em cartaz como diretor do espetáculo Talvez.
A Vigor Mortis
A companhia paranaense foi criada em 1997, em Curitiba, numa união entre o diretor Paulo Biscaia Filho e alguns de seus alunos do Curso de Artes Cênicas da Faculdade de Artes do Paraná. Desde o princípio, o objetivo da companhia foi estudar possibilidades em palco do Teatro Grand Guignol, fundado em 1897, em Paris, célebre pelo entretenimento de horror e tema da tese de Mestrado do diretor para a Royal Holloway
University of London, desenvolvida em 1995.
ELENCO
Clara Serejo como Carmella
Mônica Bassan como Catarina
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia Paulo Biscaia Filho
Direção Paulo Biscaia Filho
Codireção Cesar Augusto
Cenografia Carla Berri
Iluminação Paulo Cesar Medeiros
Figurino Clara Serejo e Mônica Bassan
Visagista Rodrigo Gomez
Direção de Movimento Priscila Vidca
Trilha Sonora Pesquisada Mauricio Benghi
Projeto Gráfico Priscila Gambera
Fotografias Denis Leão
Vídeo Paulo Biscaia Filho
Assessoria de Imprensa RPM Comunicação
Coordenação Técnica Marcos Martins
Cenotécnico Marcos Souza e Renan Cardoso
Auxiliar Administrativo Rodrigo Gestner
Captação de Apoios Flávia Menezes
Produção Executiva Luciana Coletti
Realização ClaMa! Produções Artísticas & Vigor Mortis
SERVIÇO:
“A janela e o jardim”, de Paulo Biscaia Filho.
Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241, Centro. Telefone: (21) 3261-2550)
Temporada: de 23 de outubro a 22 de novembro. De sexta a domingo às 19h.
Ingressos: R$20 (inteira); R$ 10 (estudantes e idosos).
Capacidade: 142 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 16 anos
Horário de funcionamento da bilheteria: de terça-feira a domingo de 12h às 19h.
Acesso para pessoas com necessidades especiais.
Fonte: RPM assessoria