O Detran recebeu, em apenas dois dias de atendimento, cerca de 1,5 mil pedidos para o cartão de gratuidade nos estacionamentos públicos e privados para maiores de 60 anos. As solicitações foram realizadas nesta segunda-feira (31/8) e na última sexta-feira (28/8), na sede do departamento, na capital, e, no interior, nos Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).
Além de pessoas maiores de 60 anos, têm direito ao benefício portadores de deficiência física e mental, com comprovada dificuldade de locomoção. Em ambos os casos, é preciso ser proprietário de veículo licenciado, ou seja, em situação regular. Vencida a validade da CNH, o motorista, ao renová-la, deve aproveitar a oportunidade para solicitar a emissão de um novo cartão de estacionamento, caso ainda seja proprietário de veículo.
Para ajudar o Detran a fiscalizar a aplicação da lei, o presidente do departamento, Fernando Avelino, orienta a população a denunciar os estabelecimentos que não cumprirem a determinação. Além disso, segundo Avelino, convênios com municípios de todo o estado estão sendo discutidos para reforçar o cumprimento da lei. As denúncias podem ser feitas através do portal Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo 0800-020-4042.
Para conseguir o cartão que garante a gratuidade, os motoristas do Rio e Grande Rio devem solicitá-lo na sede do Detran – Avenida Presidente Vargas, 817, Acesso 4, sobreloja – das 8h às 17h. Quem mora no interior do estado deve solicitar o cartão nas SATs e nas Ciretrans. Os interessados precisam apresentar carteira de identidade, CPF, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), comprovante de residência e, no caso dos deficientes, laudo médico atestando o tipo e grau de deficiência.
Fonte: Detran