Início Plantão Barra Pedras retiradas da Linha 4 do metrô vão ampliar quebra-mar da Barra

Pedras retiradas da Linha 4 do metrô vão ampliar quebra-mar da Barra

Projeção - Quebra-Mar ampliado

Pedras retiradas das explosões que abrirão os túneis para a passagem da Linha 4 do metrô (Barra – Ipanema), no trecho de rocha entre o Jardim Oceânico e São Conrado, serão reaproveitadas para ampliar o quebra-mar da praia da Barra da Tijuca. A parceria entre as secretarias do Ambiente e de Transportes vai gerar economia para o Estado, já que a compra de rochas para estender a barreira custaria ao menos R$ 20 milhões.

 

Outros R$ 35 milhões seriam gastos por ano no transporte do entulho produzido nas obras da Barra até um depósito na zona oeste.
– A utilização dessas rochas segue o princípio ecológico do reaproveitamento. Não existe lixo, existe matéria-prima fora do lugar. O que vamos fazer é levar essa matéria-prima para o local adequado – disse o secretário do Ambiente, Carlos Minc.

 

O quebra-mar vai impedir o assoreamento da Lagoa da Barra e proteger ecologicamente a praia do Pepê. O secretário acredita que o entulho resultante das implosões será suficiente para estender os atuais 50 metros do píer para 200 metros. A ampliação da barreira, na desembocadura do Canal da Joatinga, está prevista no Projeto de Recuperação do Sistema Lagunar da Barra e Jacarepaguá.

 

– Vamos apressar a licença e dar início ao estudo de viabilidade. As rochas serão agrupadas e concretadas, para dar sustentação à estrutura. A previsão é de que a ampliação comece dentro de seis meses – afirmou.

 

Recuperação Ambiental
O Projeto de Recuperação do Sistema Lagunar da Barra e Jacarepaguá já investiu R$ 550 milhões na construção de elevatórias, Estações de Tratamento de Esgoto, um emissário submarino e na implantação de redes de esgotamento sanitário executadas pela Cedae. Mais R$ 650 milhões do Fundo de Conservação Ambiental serão investidos, nos próximos quatro anos, em saneamento.
Está prevista ainda a dragagem de aproximadamente 5,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos, que serão acondicionados em geobags, e cobertas por camadas de terra e argila, formando uma ilha-parque, com árvores, trilhas e áreas de lazer.

 

Linha 4 do metrô é esperada há 13 anos
A Linha 4 do metrô inclui seis novas estações e 14 quilômetros de extensão. No trecho Oeste, que vai do Jardim Oceânico à Gávea e já tem todas as licenças ambientais e de execução, mais de 1.400 metros de rocha foram escavados. No trecho Sul, em fase de licenciamento, um túnel subterrâneo ligará a Gávea à Praça General Osório, onde a Linha 4 se conectará com as Linhas 1 e 2.

 

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro