Início Plantão Brasil Pela primeira vez, PAA compra de forma direta pescado no Amazonas

Pela primeira vez, PAA compra de forma direta pescado no Amazonas

Para diminuir os prejuízos que acontecem em períodos de alta oferta de pescado, com a consequente desvalorização do produto, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai comprar a produção de pescadores artesanais extremamente pobres do Amazonas. O pescado in natura será destinado a entidades socioassistenciais. Essa é a primeira vez que a compra será feita pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta.

 

 

A ação, chamada de Operação Especial de Pescado, foi autorizada pela Resolução nº 51, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25). As compras já podem começar e a decisão vale até 31 de março de 2013.

 

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) será responsável pela aquisição junto aos pescadores, assim como a distribuição para as instituições da região, nos seguintes municípios: Benjamin Constant, Itacoatiara, Iranduba, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Tefé, Parintins, Urucurituba e Urucará. O preço a ser pago pelo pescado in natura, oriundo da pesca artesanal, será de R$ 1,50/kg.

 

 

Entre as espécies que poderão ser comercializadas, estão aracu, branquinha, cubio, curimatã, jaraqui, mapará, pacu e sardinha. Outras espécies consideradas como peixe popular ou miúdo, desde que pescados de forma artesanal e obedecidas as normas que regem a permissão de captura, especialmente quanto ao tamanho mínimo de cada espécie, também podem ser compradas.

 

Agência Brasil