Início Plantão Mundo Perfil do jornal "Le Monde" no Twitter é hackeado por grupo pró-Síria

Perfil do jornal "Le Monde" no Twitter é hackeado por grupo pró-Síria

Um grupo vinculado ao regime sírio do presidente Bashar Al-Assad invadiu o perfil do jornal francêsLe Monde no Twitter e tentou, sem sucesso, publicar mensagens críticas ao veículo. Segundo a info.com, o ataque ocorreu na noite da  terça-feira (20/01).

 
 
 
A invasão teria acontecido porque o veículo “respalda” os terroristas na Síria, publicou o grupo Exército Eletrônico Sírio (EES) no Twitter, autores da ação. O ataque aconteceu às 3h45 no horário local (23h45, em Brasília).
 
 
 
 
Crédito:Reprodução/ Twitter
 
 
 

“O EES condena o terrorismo na França, mas o Le Monde e o governo francês apoiaram o terrorismo na Síria”, afirmaram os hackers.  A operação era de certa forma esperada pelo jornal francês. No último dia 18, o grupo teria enviado um e-mail falso a um dos jornalistas do veículo com o objetivo de recuperar a senha de acesso do veículo na rede social.

 
 
O mesmo grupo foi responsável por hackear a conta da agência Associated Press, em 2013, publicando mensagens falsas sobre duas explosões na Casa Branca. Na ocasião, foi também dito que o presidente norte-americano tinha ficado ferido.
 
 
Criado em 2011, o EES é famoso por ciberataques a veículos de imprensa. O The Financial Times,The Washington Post e The Guardian foram algumas de suas vítimas.