Início Plantão Barra Perigo em cruzamento próximo ao Rio 2

Perigo em cruzamento próximo ao Rio 2

O cruzamento entre a Avenida Abelardo Bueno e a Estrada Coronel Pedro Correia, próximo ao Condomínio Rio 2, na Barra, é um dos mais complexos e perigosos do bairro, segundo Paulo Bittencourt, da Ouvidoria da Barra. Para quem está na pista lateral da Abelardo Bueno e pretende seguir para o Recreio, ou retornar à Barra, o único caminho é passar pelo cruzamento. O mesmo acontece com quem vem da Pedro Correia, em direção à Linha Amarela ou ao Autódromo. O engarrafamento que se forma no local (onde só há um sinal luminoso), nos horários de rush, pode ser sentido nas ruas transversais. Motoristas imprudentes fazem manobras arriscadas por dentro de um posto de gasolina, tumultuando ainda mais o trânsito.

“Nós, moradores do Rio 2, apresentamos um projeto de construção de uma agulha de escape da pista lateral para a principal, na altura do Rio 2, a fim de evitar essas bandalhas e facilitar o tráfego”, afirma Bittencourt.  O projeto, aprovado pela Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá e CET–Rio, aguarda a liberação para o começo das obras, que será custeada em parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “A obra melhoraria em 99% o trânsito na área, diminuindo o caos que acontece toda manhã, inclusive o número de acidentes”, analisa. A medida beneficiaria mais de 4 mil pessoas que circulam pela região.

Para fugir do congestionamento ou ganhar tempo na travessia, muitos motoristas utilizam o posto de gasolina, localizado na esquina, como passagem. O gerente André Carlos Merli reclama das irregularidades cometidas pelos condutores. “Já perdi as contas das inúmeras bandalhas que fazem por dentro do posto. O tráfego aqui é muito tumultuado todos os dias. Quando tem eventos nas proximidades, ficar pior ainda”, revela. O estabelecimento, com o intuito de inibir as irregularidades, usa cones para reduzir o espaço da entrada nos dias de maior movimento.

A farmacêutica Gracielle Botelho transita pela via todas as manhãs, a caminho do trabalho, e conta que já presenciou diversas situações perigosas. “A imprudência de alguns motoristas é muito grande. Vários atravessam por dentro do posto de gasolina, muitas vezes em alta velocidade, o que coloca em risco clientes e funcionários. Outros saem pela contramão na Abelardo Bueno, por uma das entradas do posto, podendo provocar acidentes. Os ônibus que vem pela pista lateral da avenida vão se ‘jogando’ na frente dos carros para conseguir atravessar”, alerta.

Gracielle é moradora do condomínio Villa’s da Barra e passa pelo local ao menos duas vezes ao dia. Ela considera o cruzamento mal planejado e teme pelo futuro: “a preocupação se agrava ao pensar que, pela grande quantidade de prédios em construção na região, a situação tende a piorar consideravelmente”. Segundo ela, certas medidas poderiam aliviar o problema. “Instalar um sinal com tempos separados para os veículos que estão na Abelardo Bueno e na Estrada Coronel Pedro Correa ou colocar um retorno próximo à loja Amoedo”, comenta. Com o retorno mais próximo, moradores do Villa’s da Barra dariam preferência pela saída da Avenida, reduzindo o fluxo na Estrada.

Fonte: Margareth Santos