Início Plantão Barra Pet Memorial: primeiro crematório de animais de estimação da América Latina reúne...

Pet Memorial: primeiro crematório de animais de estimação da América Latina reúne serviços para o momento da despedida

Pet Memorial

 

 

O sentimento em relação aos animais de estimação mudou nos últimos anos. Hoje são considerados membros da família, inclusive o de um filho. Por isso, o momento da despedida geralmente é tão intenso ao de quem perde um ente querido. E para que os responsáveis possam se despedir desse novo integrante da família, o Pet Memorial é especializado em serviços exclusivos para receber familiares e amigos que desejam prestarem uma homenagem.

 

 

 

Nascido pelo amor do empresário Pepe Altstut e de sua família por uma poodle chamada Puppy, criado em 2000 o Pet Memorial é primeiro crematório individual de animais de estimação da América Latina. “A Puppy era minha filha, um membro da nossa família. E em 1998, quando ela estava com 10 anos de idade, começamos a nos preocupar com o destino que daríamos ao seu corpinho quando ela quando não estivesse mais ao nosso lado”, conta o empresário.

  

 

Hoje o crematório recebe por mês cerca de 750 animais, de pequeno, médio e grande portes. As espécies mais comuns são cães e gatos, mas o Pet Memorial também já cremou cavalos, porco, sucuri, iguana, hamster, peixe exótico, elefante de circo, papagaio, uma tartaruga que tinha 140 anos e havia passado por quatro gerações de uma família. 

 

 

 

Um dos velórios marcantes foi o do Leão Ariel, que causou comoção em todo o Brasil. Seu velório foi acompanhado ao vivo por 200 pessoas e via internet por mais de cinco mil.

 

 

 

As cremações

O Pet Memorial oferece dois tipos de cremação, a individual e a coletiva. Na cremação coletiva, o responsável recebe uma plaquinha com uma mensagem e a imagem semelhante à da raça do animal em homenagem ao pet. Já na individual, a família recebe as cinzas em uma urna de acordo com a escolha dos familiares.

 

 

 

“Para os responsáveis que desejam guardar as cinzas como uma lembrança eterna, disponibilizamos diversos modelos de urnas, desde as feitas de bronze, mármore carrara, madeira que vem com uma replica semelhante a raça, até a linha ecológica, Hidrossolúvel  ou Eco Pet, que vem com sementes que podem ser plantadas, detalha Patrícia. 

 

 

Existe, também, a opção de guardar a urna no Cinerário, uma gruta onde responsáveis, além da urna, podem deixar lembranças do pet, como fotos, brinquedos e acessórios, transformando o espaço em um santuário.

 

 

Remoção 24 horas

O crematório também oferece o serviço de remoção 24 horas onde for solicitado pelo responsável, seja na residência ou na clínica/hospital veterinário. O Pet Memorial atende o Brasil inteiro. “A remoção é feita sem qualquer custo adicional em São Paulo – capital, Grande São Paulo, ABCDM, Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos. Nas demais localidades, existe um custo adicional para a remoção”, explica a gerente comercial.

 

 

O Plano Preventivo tem um desconto de 20% a 30% em relação ao valor do Plano Emergencial e oferece ao responsável outros benefícios, como uma carteirinha que dá direito a descontos em petshops, hospitais, banho e tosa, clínicas e UTIs, laboratórios, entre outros parceiros. “Além das vantagens financeiras, é a melhor opção para que o responsável possa vivenciar seus sentimentos sem se preocupar em tomar decisões ou com questões burocráticas”, completa.

 

 

Velórios

Para auxiliar os familiares e amigos no processo de luto, o Pet Memorial oferece, sem custo adicional, o serviço de velório. Hoje, o local realiza cerca de 120 cerimônias por mês e cada vez mais as famílias fazem a opção de fazer a cerimonia. “A nossa rotina demonstra a importância de fazer o velório para atenuar a dor, já que hoje em dia o pet é considerado na maioria das vezes um membro da família”, diz Patrícia.

 

 

 

E para atender a demanda, o crematório ampliou o espaço destinado às cerimônias, além de investir na qualidade do serviço. “Investimos em um ambiente mais sereno e aprimoramos o atendimento da família que está fragilizada, oferecendo o máximo de conforto possível para este momento de despedida”, completa a gerente.

 

 

Desde outubro de 2014, o Pet Memorial oferece também uma transmissão on-line das cerimônias, destinada aos parentes e amigos dos responsáveis que não podem comparecer pessoalmente ao crematório, fazendo com que todos tenham a oportunidade à despedida do animal de estimação. O Pet Memorial disponibiliza um login e uma senha, que podem ser distribuídos a parentes e amigos, sem limite de pessoas que poderão se logar. O acesso será feito pelo site da empresa: www.petmemorial.com.br e as imagens são transmitidas de uma das duas salas de velório equipadas com câmeras. O acesso pode ser diretamente no celular, por meio de aplicativo, ou via navegador. Para essa opção de serviço, é necessário que algum familiar esteja presente no local.

 

A psicóloga especialista em luto e consultora do Pet Memorial, Joelma Ruiz, diz que os velórios são parte importante do processo do luto, pois a morte precisa ser vivenciada. “Os velórios promovem espaços reservados para chorar e marcar a perda, para compartilhar o sofrimento, possibilitando que o luto seja vivenciado e validado pela rede de apoio, familiares, amigos e colaboradores do serviço, pois o luto pela perda do animal ainda não é validado pela nossa sociedade”, diz a especialista. E por acreditar nisso, o crematório tem oferecido apoio psicológico às famílias durante as cerimônias. 

 

Equipe Pet Memorial

A equipe que é formada por mais de 50 profissionais, dos mais diversos setores, entre motoristas, equipe administrativa, encarregado do cerimonial de velório, assessores comerciais,, telemarketing, psicólogo, médicos veterinários, gerentes comercial e de marketing e operadores de forno, todos tem treinamento para  entender a necessidade de cada família e que têm como missão procurar atender as pessoas com o maior respeito e dignidade possíveis, com o objetivo de minimizar essa dor, que muitas vezes a própria família não consegue nomear, diante da perda de um ente querido.

 

“Procuramos sempre oferecer excelência em todas as etapas do nosso atendimento e por isso somos referencia nacional”, diz Patrícia.

 

Palestras: lidando com a morte do animal, do cliente ao meio ambiente

Preocupada com o destino que será dado aos pets das famílias por falta de informação referente ao serviço de cremação, o Pet Memorial passou a oferecer palestras em universidades e hospitais veterinários para estudantes, médicos veterinários e equipe. Os encontros discutem a formação e rompimento do vínculo afetivo entre o animal e o ser humano, os temas abordados são a manifestação psicológica da família diante do adoecer e do morrer dos animais, como se manifesta o processo do luto e quais os benefícios do serviço de cremação, que por sua vez é ecologicamente correto.

 

 

Serviço:

Pet Memorial

Tel: (11) 4343-0000/ (11) 3243-1511/ 0800 772 8885

Site: www.petmemorial.com.br

Av. Sadae Takagi, 860, São Bernardo do Campo. Rodovia dos Imigrantes, saída Km 20