Na próxima quinta-feira, 28/01, 250 jovens vão se encontrar na quadra da Portela para a formatura do projeto social "Juventude que samba, trabalha e é feliz". São jovens entre 16 e 29 anos que participaram de cursos de adereços e decoração, confecção de fantasias, maquiagem artística, escultura em espuma, entre outros. Após a entrega dos diplomas, haverá um baile de carnaval com a Banda do Cordão do Bola Preta, bateria da Portela, passistas, velha guarda, baianas, mestre sala e porta bandeira.
Desenvolvido desde 2006 com patrocínio da Petrobras, o projeto promove capacitação profissional a jovens de comunidades de baixa-renda do Rio de Janeiro e também palestras e oficinas de cidadania sobre direitos humanos, cultura, arte, entre outros temas.
Muitos alunos são aproveitados pela própria Portela e já estão trabalhando nos preparativos para o Carnaval na cidade do Samba, mas também há casos de alunos que fizeram o curso e tiveram oportunidades de trabalho em outras escolas de samba e em grandes eventos, como a Parada Iluminada de Copacabana. Frequentemente organizadores de eventos procuram o projeto pedindo indicação de profissionais.
É o caso de Thiago Magalhães, que fez os cursos de adereços e maquiagem artística e já aproveita outras oportunidades. Além de trabalhar na preparação do carnaval da Portela, Thiago trabalha com maquiagem artística em festas infantis e na produção de filmes de cinema. "O curso me proporcionou experiência e agora estou aplicando onde tenho oportunidade", conta.
Thiago, assim como os demais alunos, passou por quatro meses de cursos e mais dois de estágio. Ele foi um dos 50 alunos selecionados para trabalhar no barracão da Portela para o carnaval desse ano. O objetivo principal do projeto é proporcionar educação e qualificação profissional aos jovens para que eles tenham oportunidades de trabalho e renda.
O "Juventude que samba, trabalha e é feliz" da Portela foi um dos projetos contemplados pelo Programa Cidadania & Desenvolvimento Petrobras. Através deste programa, a Companhia investe em projetos sociais de todo o país voltados para geração de renda e oportunidade de trabalho, educação para a qualificação profissional e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Serviço:
Formatura do Projeto Social Juventude que Samba, Trabalha e é Feliz
Data e horário: 28/01/2010 (quinta-feira) – 18h às 23h
Endereço: Quadra da Portela – Rua Clara Nunes, 81, Madureira
Fonte: Assessoria