Início Plantão Rio Pezão: prioridade é chegar a locais ilhados

Pezão: prioridade é chegar a locais ilhados

Desde a última quarta-feira (12/1), o vice-governador Luiz Fernando Pezão está sobrevoando os municípios castigados pelas recentes chuvas e permanece de plantão em Nova Friburgo. Em entrevista a uma rádio carioca, concedida na manhã de sexta-feira (14/1), o vice-governador reafirmou que o Estado, junto com os governos federal e municipais, continua trabalhando para minimizar os estragos causados pelos temporais. Uma das prioridades é chegar até regiões ilhadas e distribuir alimentação e água.
 
– Não conseguimos pousar nas regiões por causa do tempo ruim. Se a chuva não melhorar, a ideia é descer de rappel com alimentos e garrafas de água. É uma operação de guerra. Muitas pessoas estão ilhadas. Acho que hoje conseguiremos avançar por terra, com a ajuda dos maquinários disponibilizados por empreiteiras que estão desobstruindo as estradas – afirmou Pezão.
Em Bom Jardim, a situação também é crítica. O Governo do Estado planeja instalar estruturas metálicas na cidade, que teve três pontes destruídas pelas chuvas.
 
Os sinais de telefones móveis em Nova Friburgo começam a ser restabelecidos. Técnicos das empresas de telefonia tiveram a ajuda de helicópteros para chegar aos morros e consertar os equipamentos.
 
– Estamos ajudando paulatinamente. O nosso trabalho de reconstrução da cidade de Nova Friburgo deve durar mais de um ano, no mínimo. Ainda não podemos discutir recursos porque precisamos fazer um levantamento da situação, que é muito caótica. Há muito o que fazer, principalmente em relação ao reassentamento de desalojados – destacou o vice-governador.
 
Os temporais do início desta semana causaram a morte, até o momento de 506 pessoas. Em Teresópolis, foram registradas 223 vítimas fatais. Em Nova Friburgo, o número subiu para 225, Já em Petrópolis, a prefeitura divulgou que o total de mortos chega a 39. Em Sumidouro, foram confirmadas 19 mortes.

Fonte: Governo do Rio