Início Plantão Brasil Pior resultado desde 1991

Pior resultado desde 1991

A indústria automobilística se recuperaA produção da indústria brasileira ficou exatamente em linha com o esperado em março e encerrou o primeiro trimestre com o pior resultado desde 1991, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março em relação a fevereiro, a produção subiu 0,7%, na terceira alta seguida na comparação mensal. Sobre março de 2008, houve queda de 10%. A atividade vem caindo na comparação anual desde novembro e a queda registrada em março é a menor desde então.

Economistas consultados pela agência inglesa de notícias Reuters previam, segundo a mediana, exatamente um crescimento mensal de 0,7% e uma queda anual de 10%. O IBGE acrescentou que a produção industrial acumulou retração de 14,7% no primeiro trimestre de 2009, frente ao mesmo período do ano anterior. Foi a maior queda para um trimestre desde o primeiro trimestre de 1991.

Setores

Em março sobre fevereiro, 11 dos 27 setores industriais pesquisados tiveram crescimento da produção, com destaque para Veículos automotores (7,0 %), Farmacêutica (9,0 %) e Outros produtos químicos (3,5%). Entre as categorias de uso, tiveram expansão os bens de consumo duráveis (1,7%), os semi e não duráveis (0,7%) e os intermediários (0,3%), enquanto a atividade de bens de capital teve queda, de 6,3%.

Na comparação com março de 2008, 20 dos 27 setores tiveram queda da atividade. Os destaques negativos foram Máquinas e equipamentos (-27,2%), Veículos automotores (-18,5%) e Metalurgia básica (-29,2%).

Entre as categorias de uso, a atividade de bens de capital teve a queda mais acentuada, de 23 %, seguida por bens de consumo duráveis (-13,4%) e bens intermediários (-13,3%). Apenas a produção de bens de consumo semi e não duráveis teve alta, de 2,9%.

No setor automobilístico, as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no país recuaram em abril, fazendo o setor acumular queda nos quatro primeiros meses do ano. As vendas declinaram 13,64% em abril sobre março, para 234.382 unidades, informou a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nesta terça-feira.

Na comparação com abril de 2008, houve baixa de 10,3%. Nos quatro primeiros meses do ano, as vendas declinaram 0,73% sobre igual período do ano passado, para 902.701 unidades.

Resultado previsto

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a queda na produção industrial de 14,7% no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período de 2009, é forte e parecida com o resultado do último trimestre do ano passado. Segundo ele, o resultado já era esperado, mas não capta a recuperação que vem ocorrendo desde março.

– A gente já esperava isso, mas isso não capta o que já vem acontecendo desde março. A partir de março a economia está se recuperando – disse.

O ministro afirmou ainda que a economia do país voltou a crescer e a acelerar. De acordo com ele, os dados refletem uma situação anterior ao do atual momento da economia.

– Então, nós estamos olhando para o passado, mas no presente a situação está melhorando nitidamente – disse.

Segundo os números do IBGE, em relação ao trimestre imediatamente anterior, a taxa ficou em -7,9%. Nos dois últimos trimestres, a perda acumulada pelo setor é de 16,7%, a mais elevada desde o segundo trimestre de 1990 (-19,8%). Nos últimos 12 meses, a variação acumulada é de -1,9%

Fonte: Correio do Brasil