Início Plantão Rio Planetário convoca para a `Hora do Planeta`

Planetário convoca para a `Hora do Planeta`

A Fundação Planetário da Cidade vai aderir à Hora do Planeta, uma campanha mundial pelo combate ao aquecimento global. A mobilização será no próximo dia 27, a partir das 20h30, quando toda a população da Terra será convidada a desligar todas as luzes de casa, por uma hora.

Com a possível adesão maciça dos moradores da cidade, o Planetário da Gávea vai se unir à causa de um modo todo especial: disponibilizando em seu website (www.rio.rj.gov.br/planetario) uma carta celeste, com as posições das estrelas e constelações mais visíveis a olho nu, para que os cariocas contemplem o céu noturno na noite do projeto.

A Via Láctea, por exemplo, poderá ser vista com facilidade, bem como o Cruzeiro do Sul e a constelação de Órion (foto) – facilmente reconhecível pela conjunção de estrelas conhecida como "Cinturão" de Órion e, no Brasil, como "As Três Marias".

– O que estimulamos também aos cariocas é comparar o céu em dois momentos distintos: com as luzes apagadas e acessas. Isto permitirá avaliar o quanto as luzes da cidade prejudicam a contemplação das estrelas – conta o astrônomo do Planetário, Alexandre Cherman.

Em 2009, a Prefeitura do Rio desligou por uma hora as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e do Aterro do Flamengo, entre outras localidades, em prol do evento. Milhares de cariocas também aderiram à campanha, mas na ocasião, por causa do tempo nublado, não foi possível realizar a observação do céu.

 

Fonte: Prefeitura do Rio