Desde 2014, a Fundação Planetário participa como membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, tendo publicado Inventários de Emissões de Gases Efeito Estufa (GEE) de 2012 a 2015, utilizando a metodologia GHG Protocol, internacionalmente reconhecida. Este ano, a instituição conquista um grande marco: o Selo Ouro no programa, pela primeira vez, após relatar suas emissões de 2015 das unidades Gávea e Santa Cruz.
O inventário foi verificado pela ABNT e qualificado com o Selo Ouro, que é concedido quando são reportadas e verificadas todas as emissões de responsabilidade da organização (escopo 1) e de consumo de eletricidade (escopo 2). Atualmente, a Fundação Planetário é a única organização da Prefeitura do Rio a publicar inventários corporativos de GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol.
Estes documentos auxiliam na construção da linha de base que orientará o Planetário com sua estratégia de baixo carbono, a qual contribuirá para minimizar os impactos de suas atividades no meio ambiente de forma sustentável. Entre as medidas já em implementação pela Instituição, destacam-se as ações de eficiência energética em curso, fundamentais para expressiva redução de consumo de energia elétrica.
Em 8 de agosto, aconteceu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, que apresenta os resultados e destaques dos inventários de gases efeito estufa (GEE) referentes ao ano de 2015 publicados pelos seus membros. Ao todo, 136 organizações publicaram seus Inventários no Registro Público de Emissões, a plataforma de divulgação do programa.
Um inventário consiste na quantificação anual de emissões de GEE. Quando elaborado por organização pública ou privada, trata-se de um Inventário corporativo. A elaboração sistemática de inventários corporativos ao longo dos anos permite às organizações que estabeleçam metas de redução de suas emissões a serem alcançadas, entre outras medidas, através de projetos de eficiência energética, redução de consumo de combustíveis, água e geração de resíduos, visando colaborar para a mitigação do aquecimento global.