Início Plantão Brasil Planetário recebe certificado ‘Selo de Ouro’ por redução nas emissões de gases...

Planetário recebe certificado ‘Selo de Ouro’ por redução nas emissões de gases efeito estufa

 

 

Desde 2014, a Fundação Planetário participa como membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, tendo publicado Inventários de Emissões de Gases Efeito Estufa (GEE) de 2012 a 2015, utilizando a metodologia GHG Protocol, internacionalmente reconhecida. Este ano, a instituição conquista um grande marco: o Selo Ouro no programa, pela primeira vez, após relatar suas emissões de 2015 das unidades Gávea e Santa Cruz. 

 

 

 

O inventário foi verificado pela ABNT e qualificado com o Selo Ouro, que é concedido quando são reportadas e verificadas todas as emissões de responsabilidade da organização (escopo 1) e de consumo de eletricidade (escopo 2). Atualmente, a Fundação Planetário é a única organização da Prefeitura do Rio a publicar inventários corporativos de GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol.

 

 

Estes documentos auxiliam na construção da linha de base que orientará o Planetário com sua estratégia de baixo carbono, a qual contribuirá para minimizar os impactos de suas atividades no meio ambiente de forma sustentável. Entre as medidas já em implementação pela Instituição, destacam-se as ações de eficiência energética em curso, fundamentais para expressiva redução de consumo de energia elétrica.

 

 

Em 8 de agosto, aconteceu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, que apresenta os resultados e destaques dos inventários de gases efeito estufa (GEE) referentes ao ano de 2015 publicados pelos seus membros. Ao todo, 136 organizações publicaram seus Inventários no Registro Público de Emissões, a plataforma de divulgação do programa.

 

 

Um inventário consiste na quantificação anual de emissões de GEE. Quando elaborado por organização pública ou privada, trata-se de um Inventário corporativo. A elaboração sistemática de inventários corporativos ao longo dos anos permite às organizações que estabeleçam metas de redução de suas emissões a serem alcançadas, entre outras medidas, através de projetos de eficiência energética, redução de consumo de combustíveis, água e geração de resíduos, visando colaborar para a mitigação do aquecimento global.