Por Graça Paes, RJ
Na manhã de quinta-feira, dia 27 de março, foi realizado o Encontro Empresarial “Informa, Forma e Transforma”, a iniciativa foi da Acibarra – Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca com chancela do Sistema Firjan. Empresários e líderes da região da Barra da Tijuca se reuniram no Centro de Convenções Barra Shopping para tratar de diversos temas, entre eles: Qualidade de vida nas organizações, O Novo escopo de atuação do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, Desafios para o Rio de Janeiro com Guilherme e ainda teve Degustação de Shiatsu e coffe break durante o evento.
A abertura do evento foi feita pelo Sr. José Wilson, diretor executivo da Acibarra, que justificou na ausência do presidente da organização, Ney Suassuna, por motivo de viagem.
Na sequência, Luíz Ernesto, Gerente Geral de Qualidade de Vida – SESI, falou sobre alimentação, exercícios físicos, doenças crônicas e deu dicas de como as empresas devem lidar com o bem-estar dos funcionários. Já que ter um colaborador saudável traduz em funcionário mais produtivo no ambiente de trabalho. Ele também abordou o fato de que não basta ter um excelente plano de saúde, mas sim incentivar que o colaborador tenha uma vida mais saudável, com uma rotina diária de exercícios, uma alimentação controlada, entre outros fatores. Isso pode vir a ser feito através de programas de qualidade de vida que podem ser implantados nas empresas com o apoio da Firjan. “A escolha é de cada um de nós. Tudo vai depender da forma como a gente encara nosso comportamento. A mudança parte da consciência. Cabe a cada empresa criar um ambiente sadio” – disse ele.
Astrid Maciel, chefe de Divisão de Estágio do IEL – Instituto Euvaldo Lodi falou sobre o Novo escopo de atuação do IEL explicou aos empresários como contratar mão de obra de alunos do SESI-SENAI e também como utilizar o DIEST, a divisão de estágios do órgão para outros tipos de mão de obra, além das do setor. Ela também explicou sobre a capacitação profissional que o IEL proporciona a pessoas jurídicas. Abordou a nova lei de estágio, Lei 11788/2008.
Para encerrar, Jonathan Goulart, da Firjan, falou sobre “Desafios para o Rio de Janeiro” e “BRASIL: possíveis cenários para 2014. Ele abordou o desenvolvimento da região e relatou dados estatísticos dos últimos 10 anos de investimentos na cidade, como nos setores de: emprego e renda, saúde, educação.
Para o Dr. Agostinho Teixeira, presidente da Comissão de Assuntos Institucionais e Comunitários da OAB/BARRA e Assessor Especial da Presidência estes encontros são de suma importância para a região. “É importante estarmos com membros da Firjan e discurtirmos assuntos pertinentes ao empresariado da região. Uma pena que os dados não batem com a nossa realidade”, disse ele.
GALERIA DE FOTOS:
FTS GRAÇA PAES