Início Plantão Barra Plantão Barra: A unidade móvel do Hemorio coletou sangue na Barra

Plantão Barra: A unidade móvel do Hemorio coletou sangue na Barra

Doação de sangue na Barra
Doação de sangue na Barra

  

Na quarta-feira, dia 11 de setembro,  a Paróquia de São Francisco de Paula, localizada na Praça Euvaldo Lodi, no Jardim Oceânico, popularmente chamado de Largo da Barra, recebeu mais uma vez uma equipe do HEMORIO para a coleta de sangue dos paroquianos, moradores do Jardim Oceânico, trabalhadores locais e áreas próximas.  De acordo com os paroquianos a ação recebeu mais de 100 voluntários.

 

 Graça Paes

 

A jornalista Graça Paes, que escreve esta matéria, também doa sangue há 17 anos e sempre participa da campanha realizada na igreja da Barra. “Para mim doar sangue é um ator de amor. Doar sangue é doar vida. Eu contribuo hoje para salvar uma vida que amanhã pode ser a minha” – declarou.

 

 

IMG_7544

 

De acordo com a Dra. Maria Helena Cantamissa, uma das coordenadoras da campanha de doação, o trabalho é realizado com a colaboração de voluntários e de funcionários do HEMORIO e muitos apoiadores contribuem fornecendo lanche para os envolvidos no projeto.

 

 

De acordo com a Drª Márcia, responsável pela coletiva móvel, para doar não é preciso estar de jejum, mas é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação, assim como bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Ela também adverte que quem fez uma tatuagem deve esperar 1 ano para realizar a doação, e que a cada retoque que for feito na tatuagem, será necessário esperar mais um ano. Já os casos de hipertensão devem ser cuidadosamente analisados entre o possível doador e o médico de plantão no dia da coleta. “Cada caso é um caso” – advertiu.

 

 

 

Se você não pode ir a paróquia, e quer ajudar a salvar vidas, basta procurar uma unidade do HEMORIO, mais próxima de sua residência. Para doar é necessário portar um documento de identidade oficial com foto, ter mais de 18 e menos de 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ser usuários de drogas, não estar grávida ou amamentando e estar saudável.

 

 

Se você estiver em perfeita saúde, com idade entre 18 e 68 anos e pesar no mínimo 50Kg,  seja um doador.  

Quem doa sangue, salva vidas !! Para maiores informações: 0800-282-0708 ou www.hemorio.rj.gov.br

 

 

 

 Fotos Graça Paes e Rodrigo Fonseca – Plantão Barra – AIB NEWS