Início Plantão Barra Plantão Barra: Amartya Sen palestrou no Ibmec Conference na Barra

Plantão Barra: Amartya Sen palestrou no Ibmec Conference na Barra

Amartya Sen e Fernando Schuler

 

Na noite de quinta-feira, dia 26 de abril, O indiano Amartya Sen, prêmio Nobel de Economia e criador do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)  foi o palestrante do Ibmec Conference, evento que acontece até o dia 5 de junho, na nova sede do Ibmec na Avenida Armando Lombardi, 940, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

 

Amartya Sen

 

 

Amartya Sen falou sobre Justiça, Esperança e Pobreza em sua palestra, destacando alguns tópicos, como: Justiça é a esperança da pobreza; A Injustiça em qualquer lugar é uma injustiça global; O Brasil tem uma forte economia que cresceu rapidamente, aplicando recursos em ações sociais.

 

Na ocasião, Sen afirmou que o país é um bom exemplo de conciliação entre o rápido crescimento econômico e o desenvolvimento social. E, mostrou-se favorável à utilização de um sistema de cotas para facilitar o acesso de parcela dos estudantes ao ensino superior. “Não há dúvida de que muitas pessoas com um histórico desprivilegiado não alcançariam posições privilegiadas de outra maneira”, afirmou o Nobel durante o evento.    Ele também citou como exemplo a experiência adotada na Índia após a independência em 1949, quando foram implantadas ações afirmativas nos órgãos estatais, no serviço público e na educação, para corrigir as disparidades sociais envolvendo a casta mais discriminada naquele país, os dalit, também conhecidos como os “intocáveis”.

 

 

O debate com a plateia teve como mediador o diretor executivo do grupo Fernando Schuler que também encerrou o evento.

 

Fonte: Plantão Barra e Neri Paula, Revista Barra Legal

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Qual o acesso que pensadores, estudantes, professores… poderiam ter a esta palestra??? Como um pensador desta relevância para o mundo fica reduzido a um grupo que paga $1.800,00 para participar???? Essa limitação da liberdade dos participantes é paradoxal à proposta de Amartya!

    VÃO APAGAR DE NOVO????? Os comentários são censurados?

Comments are closed.