Início Plantão Barra PLANTÃO BARRA: Aumento de efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal...

PLANTÃO BARRA: Aumento de efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal são os destaque em reunião do 31º CCS

 Diego Bellizzi, RJ

 

Na manhã de segunda, dia 10, foi realizada a reunião mensal do 31º Conselho de Segurança da Barra da Tijuca, no condomínio Barramares, na Zona Oeste do Rio. Na ocasião, moradores e autoridades debateram o que fazer para melhorar a segurança no bairro durante os festejos de fim de ano,  principalmente no que tange à vinda de turistas para o bairro nesta época, o que aumenta, também, a quantidade de irregularidades no trânsito, principalmente na questão do estacionamento dos ônibus de turismo pela orla.

 

 

O 31º Batalhão de Polícia Militar, representado pela Major Fabiana Silva exaltou a competência  das policias no patrulhamento da área, que com folga estão fazendo a criminalidade cair além da meta na região. Ela também comemorou e dividiu a alegria com os presentes, da chegada de mais efetivo para melhorar ainda mais os resultados.  “Estamos no verde para todos os indicadores criminais mapeados pela Secretaria de Segurança Pública. Isso é determinação e vontade de trabalhar da polícia civil e da polícia militar. Então, diante dessa realidade, a gente receber 55 policiais militares para aplicar na mancha criminal de crimes de rua, mostra que estamos ai presentes para cumprir nossa missão constitucional”, disse a Major que ainda se comprometeu a levar estatísticas de toda essa melhora na próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança.

 

Moradores da Barra conversaram com as autoridades

 

O inspetor Marcos Bruno, da Guarda Municipal, comandante do grupamento na Barra da Tijuca, Recreio e Vargens, reclamou do deficit de guardas, mas que busca com o que tem ao menos “diminuir a demanda”. Ele também espera que com a chegada de mais homens a corporação possa fiscalizar com mais eficiência as infrações no bairro.  “Temos, como outros órgãos públicos,  essa grande deficiência de efetivo, não temos capacidade de estar em todos os lugares, mas nos esforçamos para minimizas as demandas. Nós também, a exemplo da PM, recebemos há dois meses atrás 14 guardas municipais fixos para completar o efetivo, e a parti de hoje ou amanhã estarei recebendo mais 10, segundo meu comandante. Não são mais 50, mas são mais guardas que estarão trabalhando na nossa região aqui”, disse o inspetor, que falou também sobre as falhas no atendimento ao cidadão pelo número 1746. “Quem tiver reclamações sobre o serviço, quem não foi atendido, que anotasse o número do protocolo depois da solicitação e encaminhasse para nós esse número para ser investigado o que ocorreu”, finalizou.

 

 

Tiago Balzan, representante da Subprefeitura da Barra, informou aos presentes a abertura da rua do fórum (avenida Via parque), que pretende desafogar o trânsito da Avenida das Américas, conforme noticiado pelo Portal Aib News. 

 

 

Já a delegada Adriana Belém, da 42ª DP, do Recreio dos Bandeirantes apenas levou aos presentes o problema com a máquina de fotocópia da delegacia, que se encontra desativada por problemas mecânicos. Com isso, uma série de documentos que advogados precisam tirar cópias acabam tendo que ser levados da delegacia para impressão em algum estabelecimento das proximidades, colocando em risco a integridade destes arquivos. 

 

 

Participaram da reunião o presidente do 31 CCS  Sr. Renato Rocha, o inspetor Bruno da Guarda Municipal,  a Major Fabiana Silva do 31º Batalhão de Polícia Militar, a delegada da 42ª DP Adriana Belém, o assessor da subprefeitura Tiago Balzan, o delegado Carlos Henrique da 16ª DP, representantes de associações civis e comunitárias da região, o anfitrião, síndico do Barra Mares, Luiz Iotty, entre outros .