Início Plantão Barra Plantão Barra: Autoridades apresentam no CCBT o projeto do campo de...

Plantão Barra: Autoridades apresentam no CCBT o projeto do campo de golfe olímpico da Barra

 

Na noite de quinta-feira, dia 12 de abril, os principais líderes de associações e condomínios da Barra da Tijuca se reuniram na sede da Câmara Comunitária da Barra, com o secretário urbanismo Sérgio Dias e o vereador e secretário da casa civil Luiz Antônio Guaraná para a apresentação do projeto do campo de golfe olímpico a ser construída na área da Reserva, na região da Barra. Orçada em 60 milhões de reais, a construção vai mudar a paisagem da Barra da Tijuca.

 

O empreendimento é resultado de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, a obra ficará a cargo da empresa americana Hanse Golf Course Design, da Pensilvânia, que venceu o concurso para assumir o empreendimento.

 

A área ser construída fica entre a Avenida das Américas e a Lagoa de Marapendi, na altura do condomínio Riserva Uno, local considerado desde 1991, como área de reserva ambiental. O campo vai ocupar 1,2 milhão de metros quadrados e será utilizado durante os Jogos Olímpicos de 2016. O esporte volta ao evento mundial após 112 anos de ausência.

 

Sergio Dias

Durante a reunião no CCBT, o secretário Sérgio Dias explicou que a área escolhida para a localização do campo de golfe vai concentrar o maior número de instalações dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Será uma instalação olímpica única, localizada a cerca de 5 km da Vila dos Atletas e a 7 km do Centro Principal de Imprensa (MPC) e do Centro Internacional de Transmissões (IBC). Após os Jogos, o campo será aberto à população com o objetivo de promover o esporte no Brasil e na América do Sul.

 

 

Ele também salientou que um dos pontos considerados positivos do projeto será o respeito às condições da região, cercada por dunas. O atual proprietário do terreno, o empresário de origem italiana Pasquele Mauro irá arcar com todo o investimento em parceria com a construtora RJZ Cyrela . Em contrapartida, a prefeitura alterou os parâmetros urbanísticos daquela região, permitindo a construção de 23 condomínios residenciais ou comerciais com até 22 pavimentos, já que no local não eram permitidas áreas edificadas.

 

Luiz Antonio Guaraná

Para o vereador Guaraná a construção do campo será uma forma de preservar a região. “O campo vai ser estruturado para preservar o meio ambiente local. A secretária responsável por essa área tem um quadro de técnicos especializados nesta área, que estarão cuidando de todas essas questões que se referem a preservação ambiental”, informou ao ser questionado sobre a fauna e a flora local.

 

Durante a última visita do Comitê Olímpico Internacional, realizada em março deste ano, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez algumas pontuações sobre o projeto e destacou pontos importantes do empreendimento para a cidade. Segundo, ele um dos ganhos para o Rio será a utilização do local pelo público, onde não será necessário se associar, bastando o pagamento de uma taxa para uso. “Com a negociação privada, vamos ganhar um campo público por 25 anos sem mexer nos cofres municipais. Este é, sem dúvida, o primeiro ganho concreto para a cidade. Além disso, o golfe representa excelente ponto de atração turística para empresários de todo o mundo, além de favorecer a vinda de homens de negócio para esta cidade” – disse Paes.

 

Na ocasião, os presentes apresentaram suas dúvidas que foram sanadas pelo vereador e pelo secretário. Alguns ambientalistas demonstraram as preocupações com a fauna e com a flora local, e eles prontamente tiveram através das autoridades, o compromisso de que a área será preservada de acordo com a estruturação do empreendimento.

 

Confira o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=3ATDIsLglC0

 

Plantão Barra: Graça Paes

1 COMENTÁRIO

  1. Discutiu-se alteração de parâmetro urbanístico em área de preservação e nenhum representante da Secretária Municipal de Meio Ambiente se fez presente.
    Para que mais um campo de golfe na cidade???
    Há tanta procura assim???