Na manhã de quarta-feira, dia 10, o governo do estado, através da Cedae, iniciou na Barra da Tijuca, mais uma obra para implantação de sistema de esgotamento sanitário. na região. O projeto, em parceria com a rede hoteleira Hyatt, que está construindo um resort na região, será concluído até agosto deste ano e visa atender uma população de cerca de 20 mil habitantes no entorno do empreendimento. “Estamos ampliando a cobertura da rede esgotos, com esta parceria público privada com a Hyatt e chegando a 85% da cobertura na Barra, que até 2016, época das Olímpiadas será de 100%. Hoje temos uma cobertura de 70% no Recreio e 60% em Jacarepaguá” – informou Wagner Victer presidente da CEDAE.
Para o pontapé inicial da obra estavam presentes além de Wagner Victer, alguns funcionários da CEDAE, representantes da diretoria da rede Hyatt, o presidente da Câmara Comunitária da Barra – CCBT, Delair Dumbrovsky, o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes que também é administrador do Recreio Shopping e presidente da ACIR, Associação Comercial e Industrial do Recreio.
A obra de esgotamento
A Cedae elaborou os projetos técnicos, será responsável pela fiscalização e execução das obras e vai operar o sistema de esgotamento sanitário, sendo incorporados ao patrimônio da companhia os troncos, equipamentos, edificações e linha de recalque. A rede hoteleira Hyatt será responsável pela implantação de mais de mil metros de coletores de esgotos com diâmetros entre 200mm e 500mm, sendo 60 metros por método não destrutivo sob a Avenida Ayrton Senna; e a construção de uma estação elevatória de esgotos totalmente automatizada, com capacidade para bombear 90 litros por segundo.
Também será iniciada a implantação de uma linha de recalque com 400 metros de extensão, atravessando o Canal de Marapendí e direcionando os esgotos coletados para a Estação de Tratamento da Barra da Tijuca, via Tronco Coletor Marapendì Norte, cujo destino final será o Emissário Submarino da Barra.
Confira mais fotos:
[nggallery id=89]
Fotos Graça Paes/Foto9 Rio News