Início Plantão Barra Plantão Barra: Coordenação de Emergência Regional começa a funcionar na Barra

Plantão Barra: Coordenação de Emergência Regional começa a funcionar na Barra

Por Graça Paes 

Recepção do CER Barra da Tijuca

 

Nesta quinta-feira, dia 23 de agosto, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohman e o subprefeito da Barra e de Jacarepaguá, Tiago Mohamed inauguraram o Coordenação de Emergência Regional – CER, ao lado do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da tijuca, na Zona Oeste do Rio. O local vai contar com a coordenação do Dr. Eduardo Falcão.

 

 

 

Estavam presentes na cerimônia o diretor do Hospital Municipal Lourenço Jorge, Dr. Mario Celso, a diretora do Hospital Municipal Souza Aguiar,vários representantes de associações e líderes comunitários, Dr. Ricardo Correa, da Construtora Carvalho Hosken, o subsecretário de Atenção Hospitalar, emergência e urgência João Luiz Ferreira Costa, entre outros.

 

 

A expectativa da secretaria municipal de saúde do Rio é que a nova unidade hospitalar desafogue o atendimento na grande emergência do Hospital Lourenço Jorge. “Há um ano atrás em uma reunião na CCBT eu assumi junto a comunidade da Barra o compromisso de melhorar o atendimento no Hospital Lourenço Jorge e agora estamos aqui inaugurando o CER Barra da Tijuca que vai triplicar  a capacidade de atendimento intensivo na região. Com planejamento e trabalho, em nossa gestão, conseguimos ampliar o número de leitos disponíveis para a população. O resultado dessa expansão será visto especialmente na emergência do Hospital Lourenço Jorge, que uma vez desafogada, pode assumir a sua função original: o atendimento aos casos de alta complexidade. Agradeço ao ministério da saúde o apoio e a contribuição para a execução deste projeto”, discursou o secretário Hans Dohmann.

 

 

 

O ministro da saúde agradeceu o empenho de todos os profissionais da área de saúde que direta ou indiretamente estão envolvidos na execução do projeto. “Hoje estamos aqui entregando a população um equipamento deste porte que não só servirá ao Rio, mas também ao estado e ao Brasil, através de uma série de eventos esportivos que terá como núcleo a Barra da Tijuca. O CER será beneficiado pelo programa SOS Emergências do ministério da saúde e irá receber recursos do governo federal para oferecer a população tratamentos de qualidade, com rapidez e totalmente gratuito. A unidade vai proporcionar ao Hospital Municpal Lourenço Jorge, assim como já ocorre no Souza Aguiar uma melhora no atendimento da emergência que será desafogado.

 

Tiago Mohamed e o diretor do Hospital Municipal Lourenço Jorge

 

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, destacou a importância da unidade para a região e para o atendimento do Hospital Lourenço Jorge. “A inauguração do CER dobra a capacidade de atendimento nos casos de emergência, nos leitos de UTI e desafoga o atendimento no Hospital Lourenço Jorge.  A CER propõe organizar o fluxo de atendimento de pacientes, deixando para o Hospital Lourenço Jorge os casos mais graves e complexos e as intervenções cirúrgicas: como traumas, ortopedia e cirurgias, inclusive as vasculares, tanto as de emergência como as seletivas”, ” disse o subprefeito..

 

 

De acordo com o Dr.  João Luiz Ferreira Costa, subsecretário de Atenção Hospitalar, Emergência e Urgência da Secretaria Municipal de Saúde vão trabalhar na unidade 250 profissionais, sendo 60 médicos.

 

A unidade possui sete consultórios, sendo dois de pediatria, salas de nebulização, sutura, curativos, exames laboratoriais, raio x móvel e fixo e aparelho de ultrassom. O atendimento será realizado 24h. O trabalho no local começou às 19h, do dia 23 de agosto.

 

 

No CER os pacientes graves vão contar com suporte de nutrição enteral e diálise. Para integrar os espaços interior e exterior e humanizar o atendimento foi construído um jardim ao lado da sala de espera. Outra medida tomada nesse sentido foi a instalação de janelas no centro de terapia intensiva.

 

 

A emergência do Hospital Lourenço Jorge continuará funcionando, mas de maneira mais organizada e para atender os casos mais graves. Na emergência do Hospital, em média, eram atendidos 350 pacientes por dia. Hoje, o Hospital tem 157 leitos, sendo 13 de UTI, 9 de UI, 44 para emergências.

 

 

Esta é a quarta Coordenação de Emergência Regional inaugurada na cidade do Rio. A primeira CER foi aberta em prédio anexo ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro; a segunda está no Leblon, próximo ao Hospital Municipal Miguel Couto e a terceira em Santa Cruz, desafogando o Hospital Pedro II. A cidade receberá ainda a CER da Ilha do Governador, totalizando 194 leitos. Essas unidades permitem o controle, distribuição e acesso aos leitos e serviços da região, garantindo atendimento, internação e exames.

 

Confira mais fotos da inauguração:

 [nggallery id=51]

 

Fotos de Graça Paes/Portal Aib News