Por Graça Paes
Na segunda-feira, dia 14 de janeiro, a Paróquia de São Francisco de Paula, localizada na Praça Euvaldo Lodi, no Jardim Oceânico, popularmente chamado de Largo da Barra, recebeu mais uma vez uma equipe do HEMORIO para a coleta de sangue dos paroquianos, moradores do Jardim Oceânico, trabalhadores locais e áreas próximas. De acordo com os paroquianos a ação recebeu 66 doações.
O ator Paulo Vilela participou voluntariamente da doação. Ele disse a nossa equipe de reportagem que doa há 16 anos. “Doar sangue é realizar uma boa atitude, e mais ainda saber dar valor a vida. É um dever de toda cidadão” – afirmou.
Paulo Vilela participou ao lado de Geovana Ewback e Thierry Figueira, do filme “Amor Proibido”,e foi premiado por ele, e na Rede Globo participou da novela “Escrito nas estrelas”. Atualmente ele se dedica a mais um filme em que vai contracenar com a atriz Aparecida Petrovsky.
A jornalista Graça Paes, que escreve esta matéria, também doa sangue há 16 anos e sempre participa da campanha realizada na igreja da Barra. “Para mim doar sangue é um ator de amor. Doar sangue é doar vida. Eu contribuo hoje para salvar uma vida que amanhã pode ser a minha” – declarou.
De acordo com a Dra. Maria Helena Cantamissa, uma das coordenadoras da campanha de doação, o trabalho é realizado com a colaboração de voluntários e de funcionários do HEMORIO e contou com o apoio do quiosque Via 11 que forneceu refeição para todos os envolvidos no projeto.
Se você não pode ir a paróquia, e quer ajudar a salvar vidas, basta procurar uma unidade do HEMORIO, mais próxima de sua residência. Para doar é necessário portar um documento de identidade oficial com foto, ter mais de 18 e menos de 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ser usuários de drogas, não estar grávida ou amamentando e estar saudável.
Não é preciso estar de jejum, mas evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
Quem doa sangue, salva vidas !! Para maiores informações: 0800-282-0708 ou www.hemorio.rj.gov.br