Início Plantão Barra PLANTÃO BARRA: I Prêmio Geraldo Jordão Pereira premia ONGs da Zona Oeste

PLANTÃO BARRA: I Prêmio Geraldo Jordão Pereira premia ONGs da Zona Oeste

Premio-instituto-RioFoi realizado na manhã de quinta-feira (17/10) a entrega do I Prêmio Geraldo Jordão Pereira no Garden Party em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. As ONGs selecionadas apresentaram projetos que tinham como princípio experiências inovadoras de desenvolvimento comunitário. 

 

A diretora executiva, Graciele Hopstein, explicou um pouco melhor o objetivo da cerimônia:
“Essa é a primeira vez que a premiação foi realizada, esse ano serão distribuídos prêmios de cinco, dez e quinze mil reais para o terceiro, segundo e primeiro lugares respectivamente, porém para o próximo ano esse valor irá aumentar. O edital de 2014 vai ser disponibilizado a partir do dia 23 de outubro e poderão participar até aquelas instituições que não estão legalmente formalizadas, ou seja, haverá uma abrangência maior”, falou.

 

Graciele também explicou como as grandes vencedoras foram escolhidas:
“Tivemos a participação do conselho para analisar todas as inscritas, vale lembrar que procurávamos ideias inovadoras. Todas as ONGs que participaram estão de parabéns”, elogiou ela.

 

A fim de se adequar a crescente demanda, o Instituto Rio procurou inovar toda a sua programação visual e para a próxima premiação o tema será a ideia de universalidade:
“Estamos tentando recuperar a ideia de universalidade e também um espaço de produção e acesso ao conhecimento, isso implica a consolidação de redes de parcerias, temos como foco geográfico a Zona Oeste”, disse Graciele.

 

Ela pediu ainda que todos mandem sugestões de assuntos para o novo site que será mais dinâmico.

 

Além das ONGs, empresas privadas que desenvolvem projetos interessantes também foram lembradas. As duas finalistas foram o Centro Universitário Augusto Motta – Unisuam com o Projeto Mulher Gerdau: uma proposta de inclusão social e profissional e a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande – ACICG pelo Fórum de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Local.

 

Vencedoras
As grandes vencedoras do prêmio foram:
1ª Lugar
Núcleo Especial de Atenção à Criança – NEAC – Campo Grande
Grupo Ágape – Campo Grande/Bangu/ Guaratiba e Santa Cruz
2ª Lugar
Associação Semente da Vida da Cidade de Deus – ASVI – Cidade de Deus
Casa da Rua do Amor – Santa Cruz
3ª Lugar
Associação Solidários Amigos de Betânia – ASAB – Jacarepaguá
Espaço Cultura Era do Rádio – Santa Cruz
Vida Feliz – Ilha de Guaratiba

 

 

O nome da premiação foi uma homenagem ao fundador do Instituto Rio, Geraldo Jordão Pereira, que teve uma participação muito ativa na vida solidária da cidade do Rio de Janeiro. O visionário foi lembrado logo no início da premiação pelo seu filho, o atual diretor presidente da instituição:
“O meu pai foi uma pessoa internacional, ativa e por esse motivo realizou uma grande revolução no Jardim Botânico entre 85 e 87. Ele era um educador e desenvolveu a ideia da educação ambiental. Na Zona Oeste conheceu a Instituição São Cipriano e em seguida conhece o trabalho da Santa Ana. Em 2005, ele criou o Instituto Rio”, explicou.