Por Joici Souza
Na noite do dia 30 de janeiro (quarta-feira) o Instituo Lagoa Viva, presidido pelo ambientalista e militante Donato Velloso, realizou a cerimônia de entrega do II Prêmio Lagoa Viva Honra ao Mérito Socioambiental. O principal objetivo foi homenagear as pessoas, instituições e projetos que se destacaram na área do meio ambiente. As vítimas do incêndio em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, também foram lembrados, e os convidados fizeram um minuto de silêncio.
Os participantes ainda foram convidados a conferir o espaço preparado com cartunista, exposição de produtos de eco-moda, banda de Jazz da FIJ e também todos puderam conhecer um pouco melhor o livro Barra da Tijuca, Natureza & Cidade organizado pelo biólogo David Zee.
A cerimônia começou com a apresentação de um breve histórico da instituição que costuma focar seus esforços na recuperação do meio ambiente em diversas áreas da cidade, em especial na Barra da Tijuca e adjacências. Donato falou da sua luta ao longo desses 13 anos de vida do Instituto:
“Nosso trabalho consiste em unir esforços, pensar e praticar ações é fundamental para o sucesso dos nossos projetos, sem esse envolvimento esse processo seria ainda mais demorado. Meu objetivo é rever o nosso sistema lagunar”, falou Velloso.
Em seguida foi a vez do ambientalista Renato Velloso, filho de Donato, falar um pouco da sua luta a favor do meio ambiente:
“Escolhemos a arara vermelha para representar o nosso evento pois acredito que ela representa muito bem o que estamos passando, e simboliza aqueles que estão sendo homenageados”, disse ele.
Ele ressaltou ainda a importância da natureza na vida de todos:
“Dependemos da natureza para viver, ela pode viver sem a gente, mas nós não”, completou Renato.
O primeiro a receber o troféu foi o programa Guardiões do Rio que promove campanhas educacionais que visam gerenciar e executar ações de limpeza dos Rios na cidade. O prêmio foi entregue pelo presidente da Associação de Imprensa da Barra, Manuel Lopes, e quem representou todos os participantes foi o subsecretário do meio ambiente Altamiro Moraes que agradeceu a todos que batalham pela natureza e pelas lagoas.
Em seguida foi a vez do engenheiro agrônomo Ingo André Haberle que recebeu o troféu das mãos do engenheiro Douglas de Barros.
O agrônomo e engenheiro Felipe da Costa foi o terceiro homenageado.
Além desses, o projeto Barra Sustentável, iniciativa dos moradores locais, também foi homenageado, vale lembrar que essa iniciativa tem o apoio da Associação de Imprensa da Barra e do hotel Sheraton. Foram chamadas ao palco as organizadoras do projeto Rosangela Lopes e Patrícia Sá.
Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a homenagem feita para o pajé Sapaim Kamayurá, o publicitário Tony Lourenço convidou a todos os presentes para entoarem uma canção na língua do Pajé. Vale lembrar Sapaim Kamayurá já realizou consultas com celebridades importantes, nacionais e internacionais, como a apresentadora Xuxa, a Top Model Gisele Bündchen e o ator Leonardo Di Caprio. O pajé falou da sua tristeza ao saber da demolição do museu do índio no Maracanã, e da felicidade pela decisão do governador Sérgio Cabral de manter o prédio.
Diversas personalidades locais participaram do evento como o diretor de marketing da Carvalho Hosken, Ricardo Corrêa, o presidente da Acibarra, José Wilson, a presidente da Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Margarida Trindade, O presidente da Amar, Luiz Igrejas, entre outras.
Confira os vencedores:
1. Programa Guardiões dos Rios
2. André Haberle – engenheiro e agrônomo
3. Felipe Costa Brasil – engenheiro e agrônomo
4. Revista Eco Debate
5. Projeto Barra Sustentável
6. Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB)
7. Projeto Replantando Vida (Nova Cedae)
8. Fernando Almeida – engenheiro
9. Pajé Sapaim Kamayurá
10. Marcelo Szpilman – biólogo
11. Revista Eco 21
12. Ricardo de Freitas Júnior – biólogo
13. Vilma Sidnei Demamam – escritor e jornalista
14. Projeto Selo Verde (Sea, Abadi e Secovi-Rio)
[nggallery id=95]