Início Plantão Barra Plantão Barra: Lula, Cabral e Paes inauguram o Túnel da Grota Funda...

Plantão Barra: Lula, Cabral e Paes inauguram o Túnel da Grota Funda na Zona Oeste

Por Graça Paes

 

 

No fim da manhã de quarta-feira, dia 6 de junho, a Prefeitura do Rio inaugurou o Túnel da Grota Funda, que agora se chama Túnel vice-presidente José Alencar, na Zona Oeste do Rio. O  trecho Santa Cruz – Alvorada, da Transoeste, primeiro corredor expresso de Bus Rapid Transit (BRT) da cidade, já está liberado para o funcionamento. Além do prefeito Eduardo Paes, participaram da solenidade o governador Sérgio Cabral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o senador da república Lindberg Farias, o arcebispo Dom Orani Tempesta, entre outros. A Transoeste liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, numa extensão de 56 quilômetros.

 

 

Lula, Cabral, Paes e Pezão, além de outras autoridades e convidados, embarcaram num BRT, na  estação Magarça, em Guaratiba, e seguiram para o Centro Operacional da Transoeste, que fica na entrada do Túnel Vice-Presidente José de Alencar (Grota Funda) para a cerimônia de inauguração. Ao embarcar  o prefeito Eduardo Paes falou que todo o percurso entre Santa Cruz e Alvorada é feito de maneira ágil e confortável, reduzindo em uma hora, pelo menos, o tempo de viagem.

 

Na solenidade de inauguração, em frente ao Túnel José Alencar, Paes em seu discurso ressaltou que o BRT vai desafogar o trânsito na Zona Oeste da cidade e que a prefeitura calcula que 120 mil pessoas serão beneficiadas por dia, quando o sistema estiver funcionamento plenamente.  “As pessoas vão ter que se habituar ao novo modelo de transporte, que é completamente diferente do que elas estão acostumadas . Esta obra aqui significa o fim deste  apartheid entre as pessoas que moram de um lado e de outro do maciço da Pedra Branca. O BRT vai permitir que as pessoas mais humildes da cidade possam viajar num ônibus mais confortável e gastando um tempo muito menor” – disse Paes.

 

Já o governador do Rio traçou elogios ao prefeito Eduardo Paes pelos projetos viários em andamento no município, e enfatizou que juntos o estado e a prefeitura estão promovendo uma transformação nas áreas de transporte e de mobilidade urbana no Rio de Janeiro.  “Somando os quatro BRTs que o município está implantando – Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil – com a Linha 4 do metrô e o aumento das frotas de trens da SuperVia e do próprio metrô, todos equipados com ar-condicionado, o percentual de pessoas que usará o transporte de massa nos próximos anos na cidade subirá de 18% para 63%” – disse Cabral.  “Isso significa mobilidade, mais tempo com a família e mais conforto para as pessoas” – acrescentou.

 

Outro ponto destacado por Cabral foi a segurança. Ele informou que 134 policiais militares foram contratados através do Programa Estadual de Integração na Segurança – Proeis pela prefeitura e pela concessionária da via para prestar o serviço nas suas horas de folga.  “Todas as gratificações dadas aos policiais que prestam serviço nas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nas comunidades são pagas pela prefeitura”, ressaltou o governador.

 

 

Para finalizar a cerimônia, mesmo contrariando recomendações médicas o ex-presidente Lula se rendeu ao apelo da população e dos convidados presentes e realizou um pequeno discurso. Ele destacou o empenho e o trabalho realizado pelo prefeito do Eduardo Paes e pelo governador do Estado Sérgio Cabral, e enfatizou de forma sintética todas as fases de recuperação do Rio de Janeiro nos últimos anos. Fez questão destacar o compromisso de uma nova geração de políticos que quer governar com um olhar para as classes mais humildes. E, ainda ressaltou que o Túnel Vice-Presidente da República José de Alencar servirá a todos, incluindo “os ricos que viajam para Angra”.

 

 

Paes deixou claro que a inauguração do BRT é parcial. Até o dia 23 de junho a implantação do serviço será de adaptação. Onze ônibus biarticulados, todos equipados com ar condicionado e televisores e com capacidade para transportar 140 passageiros, só vão percorrer nove estações (Pingo D´Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada), das 10h às 15h, portanto, fora dos horários de pico. A partir do dia 23, o sistema entra em operação em 31 estações e, a cada 15 dias, uma nova etapa será implantada até meados de agosto, quando a Transoeste chegará a Campo Grande e bairros próximos, completando um total de 64 estações.

De acordo com a prefeitura a obra custou R$ 900 milhões. Além do Túnel, inaugurado nesta manhã, o projeto incluiu 1,1 mil metros de extensão em cada sentido, ligando o Recreio dos Bandeirantes a Pedra de Guaratiba. Além deste, os investimentos da prefeitura em mobilidade urbana incluem ainda mais três BRTs.  As obras da Transcarioca,  que vai ligar a Barra da Tijuca ao Galeão,  já estão bem adiantadas. Os trabalhos para a execução da Transolímpica, entre a Barra e Deodoro também já começaram,  e as obras da Transbrasil, do Centro da cidade até a Zona Oeste pela Avenida Brasil, que estão em processo de licitação.

 

Confira mais fotos:

[nggallery id=26]

Fotos: Graça Paes