Início Plantão Barra Plantão Barra: Moradores da Zona Oeste manifestam contra falta de retornos...

Plantão Barra: Moradores da Zona Oeste manifestam contra falta de retornos no trajeto dos BRTs

 

No sábado, dia 12 de maio, vários moradores de Pedra de Guaratiba, Capoeira Grande e Jardim Cinco Marias se reuniram no canteiro de obras da Estação Mato Alto do BRT que está sendo construída no entroncamento da Avenida Dom João VI com Estrada do Mato Alto para protestar contra a falta de retorno nos acessos aos bairros.

 

 

Somente o desconhecimento do volume de tráfego que vai em direção à Pedra de Guaratiba e bairros vizinhos poderia acarretar essa falha na construção da estrada. Alguns moradores suspeitam que possa haver uma ingerência política na determinação dos acessos da avenida, tendo em vista que na entrada da Pedra de Guaratiba constavam os acessos normais no projeto original.

 

 

No projeto apresentado à população em 18 de janeiro de 2010, numa audiência pública realizada em Pedra de Guaratiba, a Prefeitura definiu que haveria um viaduto e duas passagens subterrâneas no entroncamento da Estrada da Matriz com Estrada do Mato Alto. “Porque tirar o acesso a um bairro onde residem 80 mil moradores aumentando o percurso em quase 20 km? Meu Deus…só uma boa razão, ou algo muito especial para alguém fazer isso. Para todos nós é um descaso da prefeitura, e nós não aceitamos. É falta de respeito com a população”, reclama Pedro Novaes, morador da região há 30 anos.

 

 

Na manhã de segunda-feira, dia 14, a prefeitura do Rio anunciou que vai atender a reivindicação dos moradores de Pedra de Guaratiba.  De acordo com técnicos da secretaria Municipal de Obras e da secretaria Municipal de Transportes do Rio, a melhor alternativa é a construção de dois retornos na Avenida Dom João VI, próximos a estação do BRT Mato Alto. Um será para veículos que seguem para Santa Cruz e Campo Grande e o outro para quem vai para Barra da Tijuca e Pedra de Guaratiba . Também serão abertos retornos na altura da Estrada da Capoeira Grande, no sentido Santa Cruz, e na Estrada do Magarça, para facilitar o acesso à Sepetiba. Porém, a  prefeitura também informou que não existe uma data específica para a abertura desses retornos.

 

 

Como não há uma previsão para o início destas obras, os moradores já marcaram uma nova manifestação que será realizada, na manhã de domingo, dia 20 de maio, às 10h da manhã.

 

Fonte: Graça Paes – Plantão Barra

 

1 COMENTÁRIO

  1. Tem que quebrar tudo, todos os vidros da estação, queimar pneus no meio da via, destruir os candeiros, etc. Se achar que sou radical, então coloquem um muro na frente das casas do prefeito, em frente da casa do secretario de obras e dos transportes e perguntem a eles se ficou bom. E avisem a eles para utilizar os transporte publico disponível nas suas regiões.

    Assim acaba com este desrespeito com a população…..
    Att, Claudio

Comments are closed.