Início Plantão Barra Plantão Barra na Rio + 20: Parque dos Atletas

Plantão Barra na Rio + 20: Parque dos Atletas

 

O parque dos atletas, em frente ao RioCentro, reúne uma série de atividades. Entre elas, lançamento de game, carros sustentáveis, móveis feitos de plástico, simulador em 5D e maquete de alta tecnologia.

 

 

No fim da tarde de terça-feira, dia 19, diversas atividades foram realizadas, entre elas, a apresentação do grupo cultural “World Peace Goodwill Group” com música, dança e apresentação de lutas. O grupo é formado pela Associação de Cidadões do Mundo  da ONU  – ACM, pela Federação da Paz Mundial e Amor, e a Academia Tai Ji Men Qigong, liderado pelo Dr. Hong Tao Tze, que é vice-presidente honorário do Comitê de Consultoria da ACM. 

Apresentação de dança

 

Eles também colocaram em exposição o sino dourado que representa o amor e a paz e pesa 240 kg, ele viaja o mundo há mais de uma década.  

O sino

 

Mais de 238 pessoas do mundo inteiro incluindo 22 chefes de estado e  6 ganhadores do Prêmio Nobel da Paz  já tocaram o sino.

 

 

 

O secretário estadual do Ambiente do Rio, Carlos Minc, também esteve por lá, na terça-feira, dia 19,  e falou da sua preocupação com o futuro do planeta.  “O grande salto da Rio + 20 será colocar a esfera regional como uma esfera de políticas climáticas, de políticas inclusivas, de políticas que, ao mesmo tempo, preservem a biodiversidade e melhorem o emprego verde. O Rio de Janeiro, hoje, praticamente atingiu o desmatamento zero, numa referência ao recente relatório da SOS Mata Atlântica, que pôs a cidade numa oitava colocação no ranking de desmatadores, entre dez estados analisados, o que já é uma grande vitória”, disse Minc. 

 

 

Atividades no Parque dos Atletas

O local abriga 44 pavilhões e um leque de opções de forma inovadora e divertida , para quem quiser conhecer um pouco mais sobre desenvolvimento sustentável. A área dispõe de diversas exposições de 31 países, 16 empresas, 18 cidades e 17 estados brasileiros, 18 Agências do Sistema ONU, representantes do Legislativo e Judiciário do Brasil e 15 Organizações Governamentais Nacionais e Internacionais.

 

 

Existem atividades para todas as idades, entre elas, as do espaço da Eletrobrás e de Furnas, experimentando, por exemplo, as diversas formas de geração limpa e renovável de energia por meio dos sentidos e também com o simulador 5D, que faz o visitante levar alguns pequenos sustos com respingos de água e rajadas de vento.

 

 

No espaço do SEBRAE os visitantes participam de uma exposição lúdica e interativa de conhecimento, casos concretos e exemplos de tecnologias que agregam a sustentabilidade como valor ao negócio.

 

 

Outra opção interessante, é jogar o Rio Forward +50, game lançado no Pavilhão do PNUMA, que comemora 40 anos. Pelo jogo, o visitante decide como será o Rio daqui a 50 anos. O game trata de mudanças clima e do desenvolvimento sustentável de maneira geral, mobilizando os cidadãos de forma lúdica sobre temas atuais relacionados à economia e à governança. O jogo mostra como as ações tem efeito no meio ambiente e incentiva a tomada de decisões de forma coletiva e consciente.

 

 

No Pavilhão do Qtar uma maquete inteligente é outra atração do Parque dos Atletas. Nela há como simular as mudanças clima em um bairro central da capital do país, Doha, que está sendo revitalizada. Inteligente também é a produção de móveis feita a partir do plástico, no espaço da Braskem. Uma Usina de Reciclagem foi criada no local para mostrar aos visitantes como é produzida a madeira de plástico e a montagem de móveis, como bancos de praça.

 

 

O carro elétrico dos Correios e toda a linha de produção de bolsas e almofadas confeccionadas a partir da reciclagem dos malotes dos carteiros também chamam a atenção do público. O ônibus híbrido de hidrogênio, com tração elétrica, que tem tecnologia de ponta do Brasil e foi desenvolvido com a parceria da Coppe/UFRJ, convida o público para passear até o Riocentro.

 

 

Para quem gosta de uma alimentação saudável, há um livro de culinária vegana orgânica, e uma mini-feira com diversas espécies de ervas e frutas . E para o visitante que conhece o sistema braille, o Senado Federal apresenta a Constituição do Brasil e outras publicações.

 

Além das exposições e atividades lúdicas, o Parque dos Atletas também é um espaço de debates. No Pavilhão do Comitê Nacional de Organização – CNO, estão sendo realizadas palestras sobre sustentabilidade, em diversos horários.

 

 

O Parque dos Atletas estará aberto para a visitação durante o período da Rio + 20, até o dia 22 de junho, das 11h às 20h, nos dias 23 e 24, sábado e domingo, também vai haver visitação, sendo de 10h às 20h. A entrada é gratuita e o acesso é livre, com exceção dos dias 20, 21 e 22 de junho, quando será permitida a entrada apenas aos credenciados junto às Nações Unidas (ONU).  Mais informações: www.rio20.gov.br

 

Confira mais fotos:

[nggallery id=30]

 

Fonte e Fotos:  Graça Paes