Início Plantão Barra Plantão Barra na Rio + 20: Xuxa participa de evento com...

Plantão Barra na Rio + 20: Xuxa participa de evento com a Ministra do Meio Ambiente no Rio

Por Graça Paes

 

No início da tarde de sexta-feira, dia 22 de junho, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, se reuniu com Xuxa e cerca de 90 crianças durante a realização do Humanidade 2012, para receber uma carta elaborada pelas crianças para salvar o planeta. Durante o encontro, Izabella disse que as críticas em torno do documento que foi elaborado na Conferênciasdas Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável são resultado de má interpretação do texto.

 

 

“As pessoas não sabem ler o documento das Nações Unidas, eu sinto isso. As pessoas não entendem as decisões”, explicou a ministra, que recebeu das mãos da apresentadora Xuxa,  a “Carta das Crianças para a Terra” no auditório do Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde estava sendo realizado o Humanidade 2012, evento paralelo à Rio+20. 

 

 

A atriz Klara Castanho, a Clara da novela “Amor eterno amor”, da Rede Globo, apresentou o evento, que contou com a apresentação de um grupo de folclores, e também foi Klara quem chamou ao palco meninos e meninas para lerem trechos do documento, com as reivindicações destes baixinhos. Cerca de 90 crianças discutiram as questões para serem incluídas no documento. A atriz Simone Soares também compareceu com a filha e o marido ao evento, assim como a atriz Maria Ribeiro que foi ao Forte acompanhada do filho e do enteado. A primeira dama de El Salvador, que é brasileira também esteve por lá.

Vanda Pignato, primeira dama de El Salvador

 

 

A ministra estava encantada com a preocupação das crianças e com o teor da carta. “O que elas estão falando de Pantanal é parte da minha luta. Elas estão falando da questão da água e também do consumo. Elas vão transformar o padrão do consumo. Vão pedir: ‘quero comer melhor”, explicou Izabella. “O mundo espera que o Brasil produza 20% do alimento necessário para o aumento populacional. Estamos falando de 9 bilhões de pessoas no planeta e 20% desses alimentos sairão do Brasil. Nós podemos fazer isso sem destruir floresta, sem contaminar a água, sem usar agrotóxico, colocando a agroecologia e ensinando elas, as crianças a fazerem  isso”, completou.

 

Antes da cerimônia, Xuxa disse que a Fundação Xuxa Meneghel apenas deu voz às crianças e disse que iria entregar a carta e passaria a responsabilidade para a ministra. “Cada um da sua região tem um pedido diferente, especial, mas uma coisa em conjunto: eles precisam da informação e precisam ser ouvidos”, declarou.

  

No final da cerimônia, a ministra Izabella elogiou a mobilização infantil: “Criança não mente, então temos que dizer a verdade para eles. Essas crianças fizeram o que muitos chefesde estado não conseguiram. Vocês vão receber a Rio+40 daqui a 20 anos, são vocês que vão mudar esse quadro”.

 

Segundo a ministra, foi definido que o Brasil não vai ficar preso ao PIB para dizer o que é desenvolvimento. “Vamos avançar com nossos indicadores. Foram definidos novos padrões de consumo, com plano de 10 anos, para mudar comportamento. Essas crianças que aqui estão, nós temos que mudar o comportamento delas para que o planeta seja sustentável”, disse.

 

Xuxa ainda ressaltou que os pais devem ouvir mais suas crianças, ao invés de brigar e bater.

 

Confira mais fotos:

 [nggallery id=32]

Crédito das fotos: Graça Paes