Início Plantão Barra Plantão Barra: OAB Barra cria a 'Comissão de Direito dos Idosos'

Plantão Barra: OAB Barra cria a 'Comissão de Direito dos Idosos'

Por Graça Paes

Dr. Márcio Dias, Dra. Dila Bahiense e Dr. Luciano Bandeira

 

O núcleo de “Assessoria de Assuntos Comunitários”, da OAB – Barra da Tijuca que visa atender os representantes de associações civis e comunitárias da região, cada vez mais dá frutos.  Mais um órgão foi criado visando atender o bem estar dos moradores da região da Barra. Foi criada a ‘Comissão de Direito dos Idosos’ um núcleo que visa promover e proteger os direitos dos idosos, pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, exigindo o cumprimento das leis que os amparam.

 

A Dra. Dila Bahiense é a responsável por este trabalho. “Muitos idosos são vítimas de violência física, social, moral e psicológica, apresentando um quadro preocupante no que se refere à tutela de seus direitos. Como cidadão, seus direitos perduram enquanto viver, porém, nem sempre são reconhecidos, respeitados. É necessário, portanto, sensibilizar a sociedade para que esses direitos sejam garantidos. Esse é o principal objetivo da Comissão” – declarou a  Dra. Dila.

 

Já o advogado  Luciano Bandeira,  presidente da Subseção da OAB na Barra da Tijuca, nos informou que cerca de 16 mil pessoas que vivem nas áreas da Barra da Tijuca, do Recreio dos Bandeirantes, Vargens e parte do Camorim são idosas, o que traduz 9% da população da área que compreende a OAB Barra. E que a OAB como um órgão de representatividade tem como objetivo unir políticas públicas e comunidade. O órgão tem força para cobrar posicionamentos, inclusive do Ministério Público, assim como fiscalizar.

 

Dr. Márcio Dias, Dra. Dila Bahiense e Dr. Luciano Bandeira

 

O Dr. Luciano Bandeira também nos informou que no dia 27 de julho, às 19h, será inaugurado o novo auditório da Subseção da OAB na Barra da Tijuca, no Shopping Marapendi, e que evento também vai homenagear vários advogados com mais de 50 anos de profissão com a Medalha Sobral Pinto, o que mais ainda se justifica a luta pelos idosos, a começar pelo exemplo dos advogados inscritos na AOB Barra, que compreendem esta faixa etária.

 

A Dra. Dila Bahiense, responsável pela a ‘Comissão de Direito dos Idosos’, informa que no dia 8 de julho, às 14h, será realizada no auditório da OAB Barra uma palestra ministrada por ela, sobre: “Direito do Idoso e Educação”.

 

Para dirimir dúvidas sobre o Direito dos Idosos entre em contato com a Dra. Dila Bahiense, através do e-mail: direitodoidos[email protected]  Caso você queira conhecer um pouco mais do trabalho da OAB Barra entre em contato com o Dr. Márcio Dias (assessor da presidência para assuntos comunitários),  através do e-mail assuntoscomunitá[email protected] ou através do telefone da OAB Barra: (21) 3545-6600.  A página do órgão no Facebook é: www.facebook.com/assuntoscomunitarios.barra.

 

A sede da OAB/Barra fica na Avenida das Américas, 3.959, no Shopping Marapendi, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.  Foi inaugurada, no dia 1º de novembro, de 2008 e já nasceu como a segunda maior de todo o Estado, com mais de sete mil advogados e estagiários inscritos.

 

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.