Na tarde de quarta-feira, dia 5 de dezembro, a tradicional Palhaceata, que leva palhaços às ruas do Centro para uma festa pública do riso, aconteceu mais uma vez, para divulgar a 11ª edição do Encontro Internacional de palhaços “Anjos do Picadeiro”. Os profissionais do riso desfilaram da Cinelândia à Praça 15. O encontro já é um dos maiores do gênero no mundo e vai até domingo, dia 9, com mais de 90 palhaços nacionais e internacionais e tem por objetivo discutir como seria o mundo sem o riso. Acompanhados por uma bandinha, os participantes do cortejo cômico fizeram muito barulho.
Essa foi a décima edição da passeata, idealizada pelo grupo Teatro Anônimo, que completa 25 anos. Artistas estrangeiros também participaram da festa, como o palhaço argentino Tomate, que, com a ajuda de uma trupe vinda de Santa Catarina, montou um dragão gigante com 3.500 balões. “Foi um trabalho difícil. Ficamos dois dias, 10 horas por dia, enchendo as bexigas e modelando o formato. Sou palhaço há 20 anos, visitei 24 países e já vim várias vezes ao Brasil para este encontro”.
Havia também figuras clássicas como a Mulher Barbada, malabaristas que se arriscavam com espadas e até um pirata caracterizado como a estrela de Hollywood Jack Sparrow.
Fotos André Moreira/Ag. Zapp News